A liderança do.a diretor.ra e o impacto nos resultados dos.as alunos.as

  • Patrícia Alexandra Francisco Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal
  • Susana Sá Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal http://orcid.org/0000-0003-0747-7648
Palavras-chave: Liderança, Aprendizagem, Motivação.

Resumo

O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização em Administração e Organização Escolar, aborda a temática da liderança escolar e pretende averiguar qual a relação entre a liderança do.a Diretor.ra e os resultados escolares dos.as alunos/as. Neste âmbito, uma investigação baseada nesta temática é bastante importante, útil e de grande pertinência para uma intervenção futura com uma liderança forte e coesa, tendo como foco principal os.as alunos.as. O estudo inseriu-se num paradigma qualitativa e quantitativo. Com esta investigação conseguiu-se apurar as perceções dos/as docentes e dos/as alunos/as face ao impacto da liderança escolar nos resultados escolares. Concluiu-se que existe uma relação, ainda que algumas vezes de forma indireta, entre a liderança do Diretor/a e os resultados escolares. Um ambiente propício à aprendizagem, a abertura ao diálogo com os/as alunos.as, a relação entre o Diretor.ra e os/as alunos/as e a partilha de responsabilidades na tomada de decisões com os.as docentes são algumas das prioridades que devem ser utilizadas para fomentar o sucesso dos.as alunos.as.

Biografia do Autor

Patrícia Alexandra Francisco, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

CIDI-IEES: Curso de Especialização em Administração e Organização Escolar; 37018@iesfafe.pt

Susana Sá, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

Professora Adjunta do CIDI-IEES - Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal; ORCID: 0000-0003-1339-5745; Cátedra da Unesco de Juventude, Educação e Sociedade; susana.sa@iees.pt

Publicado
2023-01-10