CHAMADA: DOSSIÊ CIÊNCIAS DA SAÚDE: temáticas transversais e prospectos dialógicosDOSSIÊ CIÊNCIAS DA SAÚDE: temáticas transversais e prospectos dialógicos
1 – Informações gerais
ALTUS CIÊNCIA - ISSN 2318-4817 é uma revista produzida pela Faculdade
Cidade de João Pinheiro (FCJP). Com periodicidade semestral é destinada à publicação de trabalhos inéditos que possuam perspectiva científica.
Qualis B4

EMENTA: Por uma perspectiva da complexidade, à luz de Edgar Morin em sua obra “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, a formação do século XXI vem sendo e será cada vez inquietada pelas incertezas deste tempo. Uma inquietação, então, presente no cotidiano dos acadêmicos e pesquisadores atuantes em Ciências da Saúde.

Elas têm se revelado cada vez mais um campo fértil e aberto para diálogos com as demais áreas do conhecimento para investigarem e compreenderem os fenômenos da vida. Sob este prisma, tratar sobre saúde como um bem de integração societária interscciona, necessária e irrefutavelmente, fenômenos cuja sistemática para compreendê-los foi gestada e nutrida em outra esfera de conhecimento específico.

Sabe-se, por este ínterim, que as questões ecossistêmicas, por seu turno, atravessadas pelas relações dos seres vivos, incluindo-se o ser humano – ser de conciência-, com o meio ambiente vem sendo uma das grandes preocupações deste século XXI. As relações de trato da natureza e sua diversidade como princípio de cuidade de saúde se circunscreve como ponto de manutenção da qualidade da vida no planeta.

Com isso, as Ciências da Saúde são convocadas a formarem tendo como base também a educação ambiental. A vida e a atuação do profissional de saúde se inserem aqui como fatores ecossistêmicos. Ele necessita conhecer este meio e saber como agrir nele, preservando-o e, se possível, conservando-o para o bem da manutenção da própria vida e das vidas das demais espécies.

Trata-se, por assim dizer, de uma manifestação para a vida cidadã, de compromisso com o modo de pensar, de refletir e de agir por uma ética cosmológica - preservando e cuidado do patrimômio material e imaterial ecossistêmico. Assim, atuar para e em estado de boa saúde passa a ser um exercício da e para a cidadania. Ao passo que o que se aprende começa a fazer parte das atitudes do profissional de saúde, tendo o cuidado da própria saúde como princípio de um conhecimento fecundo, de substância de sentido, sua atuação em preservar e cuidar da vida dos pares tende fortalecê-lo enquanto conhecedor da ciência da saúde; enquanto ser e profissional ético, de auto e ecocuidado.

Nesse sentido, o saber, o conhecimento crítico e a consciência de cuidado sobre e para a saúde como fenômeno de integração de conhecimenos com vistas à integração humantária torna-se dimensão essencial para o desenvolvimento do humano, social e societário. Os conhecimentos ganham corpo quando seus matizes se mostram vivos na funcionalidade dos distintos extratos sociais; quando seus reflexos resultam em um ecossistema funcionando com qualidade de vida, de maneira saudável.

Sob esta perspectiva, realidades inquietantes e que ainda ameaçam a qualidade, por sua vez, a saúde e manutenção da vida na Terra como: drogas, doenças sexualmente transmissíveis - DSTs-, contextos epidêmicos e pandêmicos, obesidade, a pobreza e a fome, violência contra a mulher e desigualdades de gêneros, vidas infantis, dentre tantas outras realidades emergentes, passam a ser objetos de preocupação das Ciênca da Saúde. Estas assumem o espaço de busca de uma esfera de integração, de consoância e ressonância de conhecimentos diversos e plurais visando a uma sociedade bem cuidada e preparada para lidar com as incertezas do século XXI.

Neste cenário, o gerenciamento dos resíduos de saúde que tem por objetivo minimizar a sua geração e proporcionar um destino seguro, de forma eficiente, torna-se temática também de urgente alcance. Isso porque visa à proteção dos profissionais que realizem o seu manejo, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente como espaço de discussão e de ampliação de seu potencial junto às pesquisas científicas.

Com este sentido, este dossiê, convida-lhe a submissões de trabalhos científicos, conforme escopo da Revista Altus Ciência, sobre Ciência da Saúde e temáticas tranversais como prospectos de diálogos ininterruptos para os novos tempos de novos formatos de pensar e de conduzir os fazeres científico e profissional especializados em saúde para relações de vida mais saudáveis. Submeta seu trabalho e participe desta iniciativa como modo de unir ecos da ciência para o fortalecimento de seus prospectos na sociedade.

Esse dossiê será organizado pelas Professoras

Edney Gomes Raminho

Érica Carine Campos Caldas Rosa


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ALTUS CIÊNCIA

Os trabalhos para publicação deverão enviados com título do texto, nome do autor e e-mail; editor Word for

Windows 6.0 ou superior). Os artigos devem ter entre 12 e 15 laudas e os ensaios entre 20 e 25 páginas (Times New Roman tamanho 12, folha A4), com espaçamento entrelinhas de 1,5;

Todos os trabalhos serão avaliados pelo Conselho Editorial;

A Revista Altus Ciência não publicará trabalhos já publicados anteriormente em outros veículos de divulgação;

Todos os trabalhos deverão ser revisados pelos autores.

As resenhas e sínteses não devem ultrapassar a 5 laudas. Os trabalhos científicos devem ser normatizados da seguinte forma:

  • Título com as letras maiúsculas, centralizado, tamanho 12, em português e inglês;
  • Identificação do autor logo abaixo do título, tamanho 12;
  • Identificação e endereço da Instituição a qual pertence (m) Todas as notas deverão constar no rodapé.
  • Resumo em português, tamanho 12 e espaço simples, no máximo de 10 linhas;
  • Palavras – chave (máximo de cinco);
  • Abstract, tamanho 12 e espaço simples, reproduzindo o resumo em português;
  • Keywords;
  • Texto de acordo com as normas da ABNT, sem numeração nos subtítulos. A diagramação dos textos obedecerá às normas da Revista ALTUS CIENCIA. As citações devem ser feitas no corpo do texto: (SOBRENOME DO AUTOR, data) ou (SOBRENOME DO AUTOR, data, página). Ex.: (SAQUET, 2000) ou (SAQUET, 2000, 31). Caso o nome do autor esteja sendo mencionado no texto, indicar somente a data. Ex.: “Desta forma, Santos (1997), mostra elementos da ...”.
  • Referências Bibliográficas conforme a Bibliografia: deve constar no final do trabalho científico e em ordem alfabética. a) Livros: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Local de publicação: Editora, data. Ex.: CORRÊA, Roberto. A rede urbana. São Paulo: Ática, 1989.; b) Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org). Título do livro. Local de publicação: Editora, data. Página inicial-final. Ex.: IANNI, Octavio. Dilemas da integração regional. In: SOUZA, Álvaro (Org). Paisagem território região: em busca da identidade. Cascavel: EDUNIOESTE, 2000. p.133-136.; c) Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume, número, página inicial-final, mês(es). Ano. Ex.: MACHADO, Lucy. Cognição ambiental, processo educativo e sociedades sustentáveis. Faz Ciência, Francisco Beltrão, vol. 5, n.1, p.131- 146, dezembro, 2003.; d) Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da tese (dissertação). Local: Instituição em que foi defendida, data. Número de páginas. (Categoria, grau e área de concentração). Ex.: RIBAS, Alexandre. Gestão político-territorial dos assentamentos, no Pontal do Paranapanema (SP):uma leitura a partir da COCAMP. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2002. 224p. (Dissertação, mestrado em Geografia).
  • Os textos deverão ser enviados após a revisão gramatical e ortográfica.

 

 

  • Revista Altus Ciência informa que não serão aceitos trabalhos escritos por IA

    2023-05-04

    A Revista Altus Ciência, periódico científico, anuncia que não serão mais aceitos trabalhos científicos escritos integralmente por Inteligência Artificial (IA). A decisão foi tomada pelo Conselho Editorial da revista, em consonância com as melhores práticas de publicação científica.

    De acordo com o Conselho Editorial, a medida visa garantir a qualidade e a autenticidade dos trabalhos publicados na revista, bem como preservar os princípios éticos e a integridade da pesquisa científica. Embora reconheçamos o potencial das tecnologias de IA para otimizar alguns aspectos do processo de produção científica, acreditamos que a contribuição humana é essencial para a elaboração de trabalhos originais e significativos.

    A partir de agora, todos os trabalhos submetidos à Revista Altus Ciência serão avaliados quanto à autoria e originalidade, bem como aos demais critérios estabelecidos pelas diretrizes de publicação. Trabalhos que não atenderem a esses requisitos serão rejeitados sem análise.

    A Revista Altus Ciência reitera seu compromisso com a excelência e a integridade da pesquisa científica, e continuará a zelar pelo rigor e a qualidade dos trabalhos publicados.

     

    Saiba mais sobre Revista Altus Ciência informa que não serão aceitos trabalhos escritos por IA