O papel de liderança dos coordenadores de departamento curricular

Palavras-chave: Coordenador de departamento; Liderança; Lideranças Intermédias.

Resumo

A escola enquanto organização especializada, é sem dúvida uma das instituições mais importantes na sociedade atual, uma vez que por ela passa toda a população dum qualquer país, e tem entre outras finalidades a nobre missão de educar. Organização esta, que tem ao longo dos tempos sentido a necessidade quase permanente de se reestruturar, reinventar e reorganizar para conseguir manter a sua missão principal de transmissão de conhecimentos e competências, pelo que a escola tem estado sempre em constante processo de crescimento/desenvolvimento, quer fruto das suas próprias dinâmicas, quer fruto de imposições legislativas, decretadas pelo governo central, sendo que este crescimento se tem feito uma vezes de forma serena outras de forma mais conturbada, como foi o caso dos últimos anos. O poder executivo foi legislando, desde sempre, sobre a organização e gestão das escolas, e por conseguinte, sobre algumas funções consideradas de liderança intermédia, como são o caso do coordenador de departamento. Num contexto, em que a liderança, a responsabilidade e a autonomia são cada vez mais exigências colocadas sobre o principal líder da escola, o diretor, o qual para exercer a sua liderança, pode auxiliar-se das lideranças intermédias, e o qual tem sido amplamente estudado, é também importante compreender de que forma têm exercido o seu papel, os principais líderes intermédios, os coordenadores de departamento, pois é também do seu desempenho e da forma como lideram que dependem os resultados dos alunos.

Biografia do Autor

Nuno Miguel Pedro Gil, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

CIDI-IEES: Curso de Especialização em Administração e Organização Escolar; 37039@iesfafe.pt

Susana Sá, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

Professora Adjunta do CIDI-IEES - Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal; ORCID: 0000-0003-1339-5745; Cátedra da Unesco de Juventude, Educação e Sociedade; susana.sa@iees.pt

Publicado
2023-01-10