A liderança do diretor de escolas e seu impacto na (in)disciplina – perceções e crenças

  • Andreia Isabel Oliveira Gama Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal
  • Susana Sá Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal http://orcid.org/0000-0003-0747-7648
Palavras-chave: Liderança ; Indisciplina ; Autonomia ; Gestão Escolar.

Resumo

Este artigo tem por base os pressupostos da (in)disciplina e da liderança associada à figura do Diretor procurando aferir as implicações desta simbiose na gestão escolar. O relatório encontra-se dividido em duas partes, a saber: a primeira, denominada por Revisão da Literatura, está centrada na análise e discussão da abordagem humanista e os desafios que se colocam às lideranças escolares e na sua autonomia; a segunda parte, denominada de Estudo Empírico, pretende ser a análise do resultado de uma entrevista aplicada ao Diretor da Escola Secundária José Régio (ESJR), procurando percecionar possíveis correlações entre a liderança e a (in)disciplina. A ligação entre estas duas partes tem como propósito aferir se o estilo de liderança do Diretor tem (ou não) impacto na (in)disciplinar escolar.

Biografia do Autor

Andreia Isabel Oliveira Gama, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

CIDI-IEES: Curso de Especialização em Administração e Organização Escolar; 37133@iesfafe.pt

Susana Sá, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

Professora Adjunta do CIDI-IEES - Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal; ORCID: 0000-0003-1339-5745; Cátedra da Unesco de Juventude, Educação e Sociedade; susana.sa@iees.pt

Publicado
2023-01-10