Motivação e avaliação do desempenho docente

Palavras-chave: Motivação; Satisfação; Avaliação do Desempenho Docente.

Resumo

A avaliação do desempenho docente tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo. A estas alterações os docentes têm reagido e respondido de diferentes formas, até chegarmos ao modelo atualmente vigente. Com esta investigação pretende-se refletir em torno do processo de avaliação do desempenho docente, das perceções que os professores têm acerca do mesmo e da sua interferência na prática letiva, questionando-se também se a avaliação do desempenho docente será, ou não, fator de motivação para os professores. Para tal, desenhou-se um plano de estudos de natureza qualitativa, de cariz descritivo, procurando-se captar o ponto de vista de cada um dos participantes. Para a recolha de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada a três docentes dos ensinos básico e secundário. Os resultados evidenciam que os docentes concordam com uma avaliação do desempenho, mas que o atual modelo não é uma resposta eficaz aos seus anseios e ambições. Consideram que este se apresenta com limitações que condicionam todo o processo avaliativo, como são o caso da quotização das avaliações de “Muito Bom” e “Excelente” e da figura do avaliador externo.

Biografia do Autor

Susana Fernandes, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

CIDI-IEES: Curso de Especialização em Administração e Organização Escolar; 37003@iesfafe.pt

Susana Sá, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

Professora Adjunta do CIDI-IEES - Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal; ORCID: 0000-0003-1339-5745; Cátedra da Unesco de Juventude, Educação e Sociedade; susana.sa@iees.pt

 

Publicado
2023-01-10