Motivação e avaliação do desempenho docente
Resumo
A avaliação do desempenho docente tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo. A estas alterações os docentes têm reagido e respondido de diferentes formas, até chegarmos ao modelo atualmente vigente. Com esta investigação pretende-se refletir em torno do processo de avaliação do desempenho docente, das perceções que os professores têm acerca do mesmo e da sua interferência na prática letiva, questionando-se também se a avaliação do desempenho docente será, ou não, fator de motivação para os professores. Para tal, desenhou-se um plano de estudos de natureza qualitativa, de cariz descritivo, procurando-se captar o ponto de vista de cada um dos participantes. Para a recolha de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada a três docentes dos ensinos básico e secundário. Os resultados evidenciam que os docentes concordam com uma avaliação do desempenho, mas que o atual modelo não é uma resposta eficaz aos seus anseios e ambições. Consideram que este se apresenta com limitações que condicionam todo o processo avaliativo, como são o caso da quotização das avaliações de “Muito Bom” e “Excelente” e da figura do avaliador externo.