O papel das lideranças na relação entre a as práticas de avaliação formativa e as aprendizagens que os alunos desenvolvem
Resumo
O presente estudo pretendeu investigar o papel das lideranças intermédias na relação entre as práticas de avaliação formativa e as aprendizagens que os alunos desenvolvem. Na revisão de literatura abordou-se o tema das lideranças e da avaliação pedagógica. Foi adoptada como metodologia de investigação uma abordagem qualitativa, num paradigma interpretativo. Os dados recolhidos foram baseados em estrevistas semi-estruturadas e em pesquisa em documentos oficiais. Entre os principais resultados, destaca-se as lideranças intermédias: serem o elo de ligação entre o diretor e o grupo que coordenam, influenciando e motivando esse grupo em relação à concretização das orientações vigentes nos documentos oficiais; terem um papel fundamental na dinamização do trabalho colaborativo dentro do grupo que lideram, ao nível da partilha e reflexão sobre a prática pedagógica, estratégias fundamentais para envolver os professores na concretização dos objetivos da organização e, consequentemente, da melhoria dos resultados dos alunos. Destaca-se também, o trabalho de partilha e reflexão sobre as aprendizagens dos alunos, sobre as dificuldades sentidas, sobre as áreas frágeis e o delineamento de ações a desenvolver para um maior sucesso dos alunos e para a tomada de decisões para a melhoria da organização. Da análise e triangulação de dados, concluiu-se que as caraterísticas de liderança transformacional das estruturas de coordenação intermédia, alicerçadas num forte trabalho em equipa, têm um papel importante na dessiminação das práticas de avaliação formativa, para um desenvolvimento de aprendizagens dos alunos com melhor qualidade e para um maior desenvolvimento profissional.