Práticas de liderança na escola secundária viriato (VISEU): alicerces para a construção de um projeto de intervenção na escola
Resumo
A presente investigação enquadra-se na Unidade Curricular de Seminário de Projeto em Administração e Organização Escolar, ponto culminante do Curso de Formação Especializada de Administração e Organização Escolar na Área de Administração Escolar e Educacional, da Escola Superior de Educação de Fafe. Neste contexto, e atendendo a que, na última década, as mudanças ocorridas no sistema educativo português trouxeram algumas alterações na forma de administrar, gerir e organizar toda a ação educativa, orientando-a para soluções estruturadas sob o binómio da eficácia e eficiência, considerámos ter especial relevância um estudo que procure caracterizar o tipo de liderança que melhor se adaptará à necessária atualização da escola a uma sociedade global, em que despontam novos desafios, e novos saberes. A abordagem tradicional da gestão de recursos humanos assente na ideia de indivíduo associado à função é vista como inadequada e incapaz de responder aos desafios das organizações da atualidade e das instituições escolares em particular, exigindo a reformulação das práticas tradicionais e a opção por um modelo sistémico de dinâmica organizacional que se defina em interação e reciprocidade. Por outro lado, a liderança não depende de um ato de vontade, mas do reconhecimento por parte de terceiros.