Lideranças e inteligência emocional: perspectiva dos diretores de escola

  • Cristina Andreia de Castro Rocha Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal
  • Susana Sá Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portuga
Palavras-chave: Inteligência emocional; Líderes; Liderança; Emoções.

Resumo

Nos últimos anos, a evolução da neurociência e os avanços da tecnologia permitiram compreender melhor o funcionamento do cérebro humano. Propulsor da vida, o cérebro humano está sujeito a constantes modificações, é complexo e dele fazem parte milhares de milhões de neurónios ligados em rede. A liderança é um fenómeno que faz parte da vida do ser humano. Liderar pressupõe influenciar e o poder de influenciar é uma reação com origem na interação social, logo, a capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis provoca influência, sem a qual a liderança eficaz não é possível. Contudo, para que os relacionamentos sejam saudáveis é necessário que exista equilíbrio emocional dos envolventes. É neste sentido que se torna pertinente perceber a relação que existe entre inteligência emocional e liderança. A inteligência emocional corresponde à capacidade de um indivíduo reconhecer as suas emoções e as dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções em si e nos relacionamentos que estabelece. Baseado numa metodologia qualitativa, este relatório teve como principal objetivo referir a importância da inteligência emocional nas lideranças, nomeadamente nas lideranças escolares, procurando responder à seguinte questão de pesquisa: qual a perspetiva dos diretores e subdiretores de escola sobre a importância da compreensão das emoções para o desenvolvimento das suas funções? Para isso, foram questionados quatro subdiretores de escolas, localizadas em Portugal. Analisando as respostas ao questionário, identificaram-se as seguintes categorias: autoconsciência; autogestão; motivação; empatia; e competência social. Compreender e aplicar conceitos de inteligência emocional, seja no contexto pessoal, mas sobretudo, no contexto social e de trabalho, traduz uma possibilidade de sucesso no que concerne ao desempenho do líder, uma vez que a liderança envolve relacionamentos e esses, são invadidos por emoções. E é por isso que a inteligência emocional é tão importante para uma liderança bem-sucedida.

 

Biografia do Autor

Cristina Andreia de Castro Rocha, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

CIDI-IEES: Curso de Especialização em Administração e Organização Escolar; vimacris@hotmail.com

Susana Sá, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portuga

Professora Adjunta do CIDI-IEES - Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal; ORCID: 0000-0003-1339-5745; Cátedra da Unesco de Juventude, Educação e Sociedade; susana.sa@iees.pt

 

Publicado
2023-01-10