A comunidade vem à escola: para uma escola sem portões

Palavras-chave: Palavras-chave: Escola do 1º Ciclo, Comunidade educativa, Inovação educativa, Processo Ensino/Aprendizagem.

Resumo

Este estudo realizou-se com base num projeto que se encontra a ser aplicado numa escola do primeiro ciclo da zona norte de Portugal. Teve como grande finalidade perceber de que modo a comunidade pode potenciar um processo de ensino aprendizagem inovador e de qualidade quando estabelece um processo constante de interação ativa com a escola. Esta abordagem temática prende-se com a necessidade que as escolas enfrentam em dar resposta à problemática de um mundo em constante mutação, no qual os professores são um elemento central e primordial. Assumindo os docentes um papel ativo na redefinição de estratégias para corresponder aos desafios que os alunos, pais e restante comunidade educativa apresentam, é fundamental que estes adotem uma postura de constante reflexão e abertura, para uma contínua reformulação de procedimentos adequando-os às sucessivas solicitações e desafios apresentados pelos diferentes intervenientes no processo educativo.

 

 

 

Biografia do Autor

Elisabete Moura, Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portuga

CIDI-IEES - Mestrado em Administração e Gestão Escolar

Susana Sá, nstituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal

Professora Adjunta do CIDI-IEES - Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal; ORCID: 0000-0003-1339-5745; Cátedra da Unesco de Juventude, Educação e Sociedade; susana.sa@iees.pt

Publicado
2023-01-10