Entre Saberes e Fazeres: As Práticas Docentes na Educação Infantil à Luz das Vozes e Experiências na Literatura Acadêmica

  • Antônia Maria Paulina Barbosa Universidad Interamericana Py
Palavras-chave: Saberes. Fazeres. Educação Infantil. Práticas

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como tema os saberes e fazeres docentes na Educação Infantil, problematizando como esses conhecimentos têm sido construídos, registrados e reconhecidos nos discursos da literatura acadêmica entre os anos de 2000 e 2023. A pesquisa parte da constatação de que as práticas pedagógicas da Educação Infantil, ainda que centrais para a formação das crianças, permanecem muitas vezes invisibilizadas ou tratadas sob perspectivas prescritivas. Assim, o objetivo do estudo é analisar, à luz da produção científica recente, como os saberes docentes vêm sendo compreendidos e valorizados, considerando os desafios da formação inicial e continuada, a presença dos documentos normativos e o papel da documentação pedagógica na ressignificação da prática. A metodologia adotada é qualitativa, com abordagem de revisão de literatura, centrada na análise de artigos científicos, teses e dissertações indexadas em bases acadêmicas reconhecidas. Os resultados apontam que, embora haja avanços teóricos no reconhecimento da escuta, das interações e da prática reflexiva como fundamentos da docência na infância, ainda há lacunas significativas quanto à incorporação das vozes e experiências concretas das professoras. Evidencia-se, também, a potência da formação em serviço, quando pautada pelo diálogo e pela reflexão coletiva, e a importância da documentação pedagógica como instrumento ético e político de visibilização da prática. Conclui-se que a consolidação de uma pedagogia sensível, situada e comprometida com os direitos das crianças depende do fortalecimento da profissionalidade docente e da escuta ativa dos sujeitos que atuam no chão da escola.

Biografia do Autor

Antônia Maria Paulina Barbosa, Universidad Interamericana Py

Doutoranda em Educação pela Universidad Interamericana Py. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Leonardo Da Vinci, Paraguai, em 2016, revalidado pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Possui graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2009), graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1994). Atualmente, atuo como professora - no Colégio Estadual Dona Lourdes Estivalete Teixeira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Prisional. E-mail: antonia062025@gmail.com

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Publicado
2025-06-07
Seção
ARTIGOS