Avanços nas Práticas Pedagógicas para Inclusão de Alunos Surdos: Um Enfoque no Reconhecimento da Linguagem de Sinais no Século XXI

  • Clecia Rosas Brito Bastos Universidad Interamericana Py.
Palavras-chave: Surdos. Tecnologia. Oralismo. Bilinguismo. Comunicação Total

Resumo

Resumo: O indivíduo portador de qualquer deficiência nem sempre foi valorizado e respeitado, em razão de suas diferenças. No século XXI, o debate sobre educação para pessoas surdas abrange as perspectivas políticas, culturais e linguísticas, destacando a importância do reconhecimento do uso da linguagem de sinais. Desta forma, por meio do levantamento bibliográfico buscou-se alguns teóricos que possibilitou refletir e orientar este trabalho. Sendo assim, o objetivo deste artigo é conhecer os avanços nas práticas pedagógicas atuais voltadas para os alunos surdo que o possibilite de exercer seu papel como cidadão. Conclui-se que o processo de inclusão dos educandos com deficiência auditiva avançou bastante nos últimos anos, atualmente é possível ver a diferença, basta observar as metodologias educacionais e as ferramentas que ajudam no processo de inclusão.

 

Biografia do Autor

Clecia Rosas Brito Bastos, Universidad Interamericana Py.

Doutoranda em Educação Universidad Interamericana Py. Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de La Integración de Las Américas (2018), especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001). Atualmente atua principalmente nos seguintes temas: arte e aprendizagem significativa. E-mail: clecia.rosas@ gmail.com

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Publicado
2024-01-15
Seção
ARTIGOS