RECURSOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROMOVENDO A INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Resumo
Resumo: Este artigo aborda a importância da seleção adequada de recursos no apoio ao aprendizado de alunos com deficiência, com ênfase na criação de um ambiente inclusivo. A promoção da inclusão na diversidade busca estabelecer interações dignas e respeitosas, reconhecendo a necessidade de identificar as necessidades individuais para a solicitação dos recursos e serviços necessários para a plena participação desses alunos na sociedade. No contexto da educação inclusiva, é fundamental que os estudantes percebam que a diversidade não é uma barreira, mas sim um estímulo que enriquece a experiência socioeducacional e emocional. A metodologia qualitativa foi empregada neste estudo para aprofundar a compreensão das complexidades da educação inclusiva. Ela permitiu explorar as perspectivas dos educadores, alunos e outros profissionais envolvidos na implementação da inclusão. Além disso, este trabalho sustenta a crença de que um conjunto eficaz de políticas pode contribuir para a universalização da educação, reduzindo as disparidades sociais, combatendo preconceitos e promovendo a construção de uma sociedade justa e democrática.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEESP, 1998
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
CARNEIRO, M. A. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
COSTA, V. F. Inclusão, sem risco de excluir. Olinda, PE: Babecco, 2019.
COUTINHO, Mariza Xavier. Princípios gerais: o papel do serviço social na educação. DIREITO EM REVISTA, Paracatu, v. 8, jan./dez. 2023. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/DIR_REV/article/view/4027/2047. Acesso em: 08 de jun.2023.
COUTINHO, Mariza Xavier. Equipe Multiprofissional: A Importância do Assistente Social na Atuação Educacional. HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), v. 40, mai./jul. 2023. Disponível em:
CRUVINEL, S. P. "Inclusão social? De quem e para quem?". Humanidades & Tecnologia (Finom), vol. 40, mai./jul. 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8087223. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4157/2063. Acesso em: 18 de ago. 2023.
DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em
GONÇALVES, Maria Célia da Silva; GONÇALVES, Ailton de Souza. Impactos da inteligência artificial e das tecnologias de informação e comunicação sobre a atuação do professor de ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19. In: SALARDI, Silvia ; SAPORITI, Michele; ZAGANELLI, Margareth Vetis Diritti umani e tecnologie morali Una prospettiva comparata tra Italia e Brasile. Milano: G. GIAPPICHELLI EDITORE – TORIN, 2022. p.83-93.
GONÇALVES, Maria Célia da Silva; SÍVERES, Luiz. A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 22, p. e7250, mar. 2020. ISSN 1983-7771. Disponível em:
MENDES, Amanda Ferreira; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de; POLETTO, Lizandro. Educação inclusiva: desafios das crianças surdas no processo de alfabetização. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, jan-jul 2023. ISSN 2318-4817. Disponível em:
SANTOS, José Ivanildo Ferreira dos. Educação Especial: inclusão escolar da criança autista. São Paulo: All Print Editora, 2011.
SILVA, Ana Carolina da Silva e. Políticas Públicas de educação especial: inclusão e bidocência : livro didático / Ana Carolina da Silva e Silva, Fabiana Grassi Mayca, Rosani Casanova Junckes; design instrucional Isabel Zoldan da Veiga Rambo. – Palhoça : UnisulVirtual, 2016.
RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 27 jun. 2023.
RAMINHO, Edney Gomes; GONÇALVES, Maria Célia da Silva; Infância e criança como construção social: cenários, avanços e prospectos. DIREITO EM REVISTA, v. 8, jan./dez. 2023. ISSN 2178-0390. DOI: 10.5281/zenodo.7968534.Disponível em http://revistas.icesp.br/index.php/DIR_REV/article/view/4015. Acesso em 20 de junho de 2023.
SILVA, Adinairde Neves da. Prática pedagógica: Desafios de Transformar a Teoria na Práxis Inclusiva. Humanidades & Tecnologia (FINOM). v. 40, mai./jul. 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8152396. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4202/2081>. Acesso em: 20 ago. 2023.