AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O NOVO PERFIL DO GESTOR ESCOLAR

  • Giselle Pupim Jorge Back Universidade Interamericana Paraguay
Palavras-chave: Gestor escolar. Política Pública. Gestão democrática.

Resumo

 Resumo: Diante das mudanças educacionais vivenciadas pelas unidades escolares na última década, o perfil do gestor não se sustenta mais em aspectos meramente burocráticos, sendo necessário uma análise focada em aspectos pedagógicos e sociais também. Dessa forma, o presente artigo, elaborado a partir de uma revisão bibliográfica tem como objetivo discutir teoricamente acerca da gestão escolar e perfil do gestor balizados nas políticas públicas educacionais atuais.  Tem como problemática central qual o perfil do gestor escolar frente a gestão escolar na atualidade? Para isso, faz-se necessário descrever aspectos históricos da gestão escolar e o perfil do gestor, a fim de compreender as reais mudanças necessárias para a educação de qualidade. Isso se dará através de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica sites, legislações e outros trabalhos já realizados com o mesmo tema.

 

Biografia do Autor

Giselle Pupim Jorge Back, Universidade Interamericana Paraguay

[1] Mestrado em Ciências de Educação, conclusão em 2021e Doutoranda em Ciências de Educação pela Universidade Interamericana Paraguay. Possui graduação em Pedagogia pela União das Faculdades de Alta Floresta (2004). Pós-graduação em Educação Interdisciplinar de 1º a 4º série do Ensino Fundamental com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, da área do conhecimento Ciências Humanas. Além de seu idioma materno, possui proficiência de tradução e compreensão de texto em 2 idiomas (Espanhol e Inglês) pela Instituto Profissionalizante do Centro-Oeste - IPCO. Coordenadora de Gestão Pedagógica na Diretoria Regional de Ensino de Alta Floresta – MT ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0776-7821 E-mail: giselle.pupim@gmail.com

 

Referências

BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em. Acesso em: 12 março 2013

BRASIL, Presidência da República. Decreto Federal nº. 2.208/97. In: Educação profissional: referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Brasília: MEC, 2000.

_______, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: Acesso em 24 março 2013.

CARVALHO, V. L. S.; Gestão escolar democrática de acordo com a lei nº 9.394/96. HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), v. 40, mai./jul. 2023. DOI 10.5281/zenodo.8014705. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4038. Acesso em: 02 de setembro de 2023.

CORREIA, Paulo; SÁ, Susana. Liderança do Diretor Escolar e sua Relação com o Clima Organizacional. HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), v. 29, jan./mar. 2021. ISSN 1809-1628. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1525/1116. Acesso em: 20 de mai.2023.

FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

FONSECA, M. O financiamento do Banco Mundial à educação brasileira: vinte anos de cooperação internacional. In: TOMMASI, L. D.; WARDE, M. J.; HADDAD, S. (Org.) O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996

FREIRE, Paulo. Educação a mudança. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação, cartas, pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP. 2000.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . Acessos em 13 maio 2022

GIL, Nuno Miguel Pedro; SÁ, Susana. O papel de liderança dos coordenadores de departamento curricular. Altus Ciência. v. 16, n. 16, 2023. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/69. Acesso em: 20/08/2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LUCK, H. Liderança em Gestão Escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

MARQUES, V. R. B. História da educação. Curitiba: IESDE. Brasil S.A., 2009.

MOLL, Jaqueline (e colaboradores). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NÓVOA, Antônio. As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. SÃO Paulo: Cortez, 2010.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A reforma do estado dos anos 90: lógicas e mecanismos de controle. Brasília: Ministério da Administração federal e Reforma do Estado, 1997.

PINO, Mauro Del. Política educacional, emprego e exclusão social. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; GENTILI, Pablo (orgs.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: CLACSO, 2002.

RAMOS, F.B. PAVIANI, J. (orgs). O professor, a escola e a educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009. 294 p.

REGATTIERI, M . CASTRO, J.M. (orgs.). Ensino médio e educação profissional: desafios da integração. 2.ed. Brasília: UNESCO, 2010. 270 p.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: LDB, trajetória, limites e perspectivas. Campina: Autores Associados, 1997.

SENGE, P. Escolas que aprendem: um guia da Quinta Disciplina para educadores, pais e todos que interessam pela educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SILVA, Anny Francielle Teixeira; EVANGELISTA, Renata Alessandra; BUENO, Alexandre Assis. Os fatores do clima organizacional que afetam a satisfação dos trabalhadores do ensino superior público: uma revisão integrativa. Altus Ciência, João Pinheiro, v. 15, n. 15, p. 44-32, aug.-dez. 2022. ISSN 2318-4817. Disponível em: . Acesso em: 22 de jun.2023. DOI 10.5281/zenodo.702346. Acesso em: 06 de jun, 2023.

SHNECKENBERG, Marisa. A relação entre política pública de reforma educacional e a gestão do cotidiano escolar. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 113-124, 2000.

VALERIANO, Dalton. Moderno Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Editora Pearson, 2005.

VIÉGAS, C. M. C, CARNEIRO, M. C.. Educação Profissional: indicações para a ação: a interface educação profissional/educação especial. Brasília: MEC/SEESP, 2003.
Publicado
2023-10-11
Seção
ARTIGOS