TORNANDO O ENSINO CRIATIVO: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS

  • Zeneide Maria de Souza Matias Universidad Del Sol – Unades, PY
Palavras-chave: Arte. Ensino. Aprendizagem. Criatividade

Resumo

Resumo: O texto aborda a arte e o potencial criativo das crianças, com o intuito de refletir sobre a relevância da arte para o ensino e para a formação e atuação criativas do estudante. Para a concretização do estudo foi realizado um levantamento bibliográfico onde se elegeu se alguns teóricos que oferecesse reflexões e orientação no encaminhamento deste artigo. O ensino de arte ajuda os alunos a desenvolverem habilidades como percepção, sensibilidade, espontaneidade, expressão e consciência de si, dos outros e das culturas que os cercam. É importante que a escola inclua atividades criativas no dia a dia para tornar a aprendizagem mais interessante. O professor é o responsável por estimular a criatividade dos estudantes, bem como por reconhecer as diversas formas de expressão artística que podem ser exploradas em sala de aula. Assim sendo, a educação através da arte tem um impacto significativo no desenvolvimento da criatividade.

Biografia do Autor

Zeneide Maria de Souza Matias, Universidad Del Sol – Unades, PY

Mestra pela Universidad Del Sol – Unades, PY- Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás, professora da Vila São José Bento Cottolengo. E-mail zeneide-souza@hotmail.com

 

 

Referências

ABRANTES, A.A.; MARTINS, L.M. Relações entre conteúdos de ensino e processos de pensamento. Educ. Marx., n. 1, 2006.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: Leitura de Subsolo. (org.) 7.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. 3.ed. São Paulo: Cortez. 2007.

BITTAR, M.; SILVA, J. P. de O. e MOTTA, M. C. A. In: RUSSEFF, I.; BITTAR, M.(orgs.) Educação Infantil: política, formação e prática docente. Campo Grande, Plano. 2003.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política Nacional de Educação infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. pp.17, 19. 2005
DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . Acessos em 05 jun. 2023.

DAVID, A. P.; MORAIS, M. de F. Pensando a criatividade: apontamentos sobre o percurso explicativo do conceito. Recrearte. Braga, n. 12, 2012.

DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

FONSECA da SILVA, M. C. R. Formação de professores de arte e perspectivas de atuação política. IN: III 3º Simpósio da Licenciatura em Arte Visuais da FAP e 2º ENREFAEB Sul, 2010, Curitiba. Anais[...]. Curitiba: Editora FAP, 2010. v. III. p. 01-014

GONÇALVES, Maria Célia da Silva; SÍVERES, Luiz. A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 22, p. e7250, mar. 2020. ISSN 1983-7771. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.18224/educ.v22i1.7250

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LANIER, V. Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, A. M. Arte-educação: leitura de subsolo. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LEITE, M. L. M. A infância no século XIX segundo memorias de viagem. In: FREITAS, Marcos C. (org). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001, p.20

MARTINS, L. M. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Orgs.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas – SP: Alínea. p. 93-121, 2012.

OSBORNE, Harold. Estética e teoria da arte. 3 ed. São Paulo: 1968.

OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.

PASQUALINI, J. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar da criança de 0 a 6 anos: desenvolvimento e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara, 2006.

PENNA, Maura; PEREGRINO, Y. R. et al. O ensino de arte que queremos: construção e não conclusão. In: PENNA, M.et al. É este o ensino de arte que queremos? João Pessoa: Ed. Universitária do /CCHLA/PPGE, 2001.

PIMENTA, R. A. Dança: difusão e discussão: um projeto social na cidade de São Paulo. 2008. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.

PIRES, E. Proposta Curricular da Educação Infantil. Campinas: Prefeitura Municipal de Campinas, 2009.

RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; SÍVERES, L. A relevância da interatividade pelo lúdico no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 20-33, 2023. DOI: 10.36732/riep.v5i2.283. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/283. Acesso em: 16 set. 2023.

RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 27 jun. 2023.

RAMINHO, Edney Gomes; SÍVERES, Luiz. A educação pelo ensino e aprendizado da leitura à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. [05-22], jan-jul. 2023. ISSN 2318-4817. DOI: 10.5281/zenodo.7883969.

RAMINHO, Edney Gomes; GONÇALVES, Maria Célia da Silva; Infância e criança como construção social: cenários, avanços e prospectos. DIREITO EM REVISTA, v. 8, jan./dez. 2023. ISSN 2178-0390. DOI: 10.5281/zenodo.7968534.Disponível em http://revistas.icesp.br/index.php/DIR_REV/article/view/4015. Acesso em 20 de junho de 2023.

REIS, R. Educação pela Arte. Lisboa: Universidade Aberta, 2003.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Daniele N. H; RIBEIRO, Julia C. C.; MIETO, Gabriela. O aluno com deficiência intelectual na sala de aula: considerações da perspectiva histórico-cultural. In: Desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Celeste Azulay Kelman [et al.]; coordenação de Diva Albuquerque e Silviane Barbato. Brasília: Editora UnB, 2010.

SILVA, Everson Melquiades Araújo; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Arte/educação: campo empírico-conceitual. Trabalho apresentado na 30ª Reunião Anual da ANPED, 07 – 10 Outubro de 2007. Caxambu, Minas Gerais.

SIMÓ, Cristiane Higueras. O Estado das Teses Acadêmicas que abordam Arte e Inclusão. Um recorte de 1998 a 2008 no Brasil. Dissertação de Mestrado em Artes CEART/UDESC. Florianópolis/SC, 2010.

TEIXEIRA, C. B. Currículo da educação infantil. Teresina: FUESPI, 2013. 110p.

VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y habla. Trad. Alejandro Ariel González. Buenos Aires: Colihue, 2007.

VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S., LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2012.

VYGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância – Tradução Zoia Prestes – São Paulo: Ática, 2009.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. 2ª ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VYGOTSKY, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. 2001.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Michael Cole et al. (Orgs.). Trad. José Cipolla-Neto et al. São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Coleção Psicologia e Pedagogia). p. 01-16.
Publicado
2023-10-11
Seção
ARTIGOS