A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO PARA O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

  • Fábio Lúcio Santos Marra Faculdade Patos de Minas- FPM
  • Unilson Gomes Soares Faculdade Patos de Minas- FPM
  • Rodrigo Ferreira Barbosa Faculdade Patos de Minas- FPM
  • Érica Teixeira Faculdade Patos de Minas- FPM
Palavras-chave: Contabilistas. Plano de Negócios. Empreendedorismo.

Resumo

Resumo: Introdução: Um plano de negócios adequado possibilita ao empreender maximizar os lucros da empresa e diminuir os riscos, além de ter uma maior percepção a respeito das estratégias necessárias para se destacar no mercado. Com um bom plano de negócios, o empreendedor consegue obter credibilidade, além de atrair investidores, parceiros, bancos e clientes. Objetivos: O objetivo geral desta pesquisa consiste em abordar a importância da elaboração de um plano de negócios para o empreendedor individual. Diante desse cenário, para se alcançar o objetivo geral, foi necessário traçar os seguintes objetivos específicos: abordar sobre conceitos e definições de empreendedorismo e empreendedorismo no Brasil; descrever sobre o processo de abertura de um empreendimento; expor sobre a importância de um plano de negócios para o empreendedor individual.  Metodologia: A pesquisa que se pretende realizar é qualitativa, de natureza básica. Para tanto, se desenvolverá uma revisão sistemática da literatura, de natureza exploratória, consultando-se as publicações científicas na área da Contabilidade, que tratam essencialmente, do tema Empreendedorismo e Plano de Negócios. A pesquisa terá como finalidade de compilar dados e tabulações e refinar as pesquisas existentes sobre o tema. Considerações: De acordo com os estudos científicos pesquisados, conclui-se que um plano de negócio é um documento que elabora as metas e passos a serem perseguidos por uma organização, a fim de reduzir os riscos e incertezas. Com o plano de negócio, é possível apontar e diminuir erros, ao invés de praticá-los.

Biografia do Autor

Fábio Lúcio Santos Marra, Faculdade Patos de Minas- FPM

Graduado em Ciências Contábeis da Faculdade de Patos de Minas/MG.

Unilson Gomes Soares, Faculdade Patos de Minas- FPM

Docente da Faculdade de Patos de Minas/MG e FCJP. Mestre em Educação, graduado em Administração, Ciências Contábeis e Filosofia.  E-mail: unilson@fcjp.edu.br

Rodrigo Ferreira Barbosa, Faculdade Patos de Minas- FPM

Advogado, Pós-graduando em Gestão Previdenciária e Regimes Próprios da Previdência

Érica Teixeira, Faculdade Patos de Minas- FPM

Advogada, Pós-graduada em Direito Processual; MBA em Recursos Humanos e Rotinas Trabalhista e Direito Previdenciário e Processo Previdenciário.

Referências

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de empreendedorismo, inovação e tecnologia, v. 1, n. 1, p. 25-38, 2015.

BARBOSA, Attila Magno e Silva. O empreendedor de si mesmo e a flexibilização no mundo do trabalho. Revista Sociologia e Política, Curitiba, v. 19, n. 38, p. 121-140, fev. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782011000100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em 16 Mar. 2022.

BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de plano de negócios: fundamento, processos e estruturação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. 510 p.

BORGES, Cândido; NAJBERG, Estela; TETE, Marcelo Ferreira. Empreendedorismo Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2014. 199 p.

BORGES, Cândido et al. Empreendedorismo Sustentável: Proposição de uma Tipologia e Sugestões de Pesquisa. Regepe - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, [s.l.], v. 2, n. 1, p.77-100, 10 abr. 2013. Revista de Empreendedorismo e Gestao de Pequenas Empresas (REGEPE). http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v2i1.36. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2020.

BOSZCZOWSKI, Anna Karina; TEIXEIRA, Rivanda Meira. O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais. Revista Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 12, n. 29, p.141-168, 13 ago. 2012. Trimestral. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2020.

CAMPELLI, Magali Geovana Ramlow et al. Empreendedorismo no Brasil: situação e tendência. Revista de Ciências da Administração, Santa Catarina, v. 13, n. 29, p.133-151, 2011. Trimestral. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/2735/273519438007/. Acesso em: 15 fev. 2022.

CAVALCANTI, Marly; FARAH, Osvaldo Elias; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo Estratégico: Criação e Gestão de Pequenas Empresas. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 308 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando Asas ao Espírito Empreendedor. 4. ed. São Paulo: Manole, 2012. 281 p.

CHIEH, Nelson. Intra-empreendedorismo: um estudo de caso sobre o entendimento e a aplicação dos fundamentos organizacionais associados ao termo. 2007. 159 f. Tese (Doutorado) - Curso de Administração de Empresas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007. Cap. 2. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/5781/163077.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 fev. 2022.

CRUZ, Bruna Carolina; SILVA, Rafael Victor Ostetti. Plano de negócios e planejamento: sua importância para o empreendimento. 5., 2015. Anais... Lins/SP. Encontro Científico e Simpósio de Educação: Unisalesiano, 2015, p. 2-12. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2015/publicado/artigo0127.pdf. Acesso em 17 mar. 2022.

DELGADO, Natalia et al. Empreendedorismo orientado para a sustentabilidade: as inovações no caso da Volkmann. Cadernos Ebape.br, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p.1-21, set. 2008. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5088/3822. Acesso em: 15 mar. 2022.

DIAS Tavares, Vanessa; WETZEL, Ursula. Empreendedorismo como ideologia: análise do enfoque da revista Exame em dez anos de publicação (1990-99). Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 44, n. 1, p. 97-118, jan. 2010. ISSN 2178-4582. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n1p97/14410. Acesso em: 16 mar. 2022.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DORNELAS, José. Empreendedorismo. 4° ed, revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
ideias e negócios. 6. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016. 288 p. (Empreende).

EHRENBERG, Alain. Culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida, SP. Ideias e Letras, 2010.

ESCARLATE, Luiz Felipe. Aprender a empreender. Brasília: Fundação Roberto Marinho; Sebrae, 2010.

FILION, Louis Jacques. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 2, p.5-28, jun. 1999. Trimestral. Disponível em: http://www.dge.ubi.pt/msilva/oe_oge/empreendedorimo.pdf. Acesso em: 09 mar. 2022.

GREATTI, Ligia. O Uso do Plano de Negócios como Instrumento de Análise Comparativa das Trajetórias de Sucesso e de Fracasso Empresarial. 2007. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2004-ece-2007.pdf. Acesso em: 19 mar. 2022.

GREATTI, Ligia; SENHORINI, Vilma Meurer. Empreendedorismo: uma visão comportamentalista. In: I CONGRESSO, 1., 2000, Maringá. Anais. Maringá: Egepe, 2000. p. 22 - 34.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 9. ed. Brasil: Amgh Editora, 2014.

MANHANI, Lourdes Pereira de Souza; FERREIRA, Alessandre Oliveira. A importância do plano de negócios para o sucesso empresarial: algumas considerações. Revista de Ciências Gerenciais, São Paulo, v. 12, n. 4, p.179-196, nov. 2008. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/rcger/article/view/2672. Acesso em: 15 mar. 2022.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MUNCK, Luciano; SOUZA, Rafael Borim de. Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade organizacional: a hierarquização de caminhos estratégicos para o desenvolvimento sustentável. Revista Brasileira de Estratégia, Curitiba, v. 2, n. 2, p.185-202, 16 nov. 2010. Trimestral.

PASSOS, Carlos Artur Krüger et al. GEM (Global Entrepreneurship Monitor): Empreendedorismo no Brasil. Curitiba: Ibqp, 2008. 167 p. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2018.

RIBEIRO, Lycaena Barbara Batista; GIMÉNEZ, Mercedes Blanchard; GONÇALVES, Maria Célia da Silva. Empreendedorismo feminino: o desafio da escolha e o exercício do poder das mulheres de João Pinheiro (MG). Altus Ciência, v. 14, n. 14, jan-jul 2022. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/28/12. Acesso em: 20 ago. 2023.

ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2004.

SARKAR, Soumodip. Empreendedorismo e inovação. Escolar Editora, 2007.

SEBRAE. Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo 2017, s.i., 2017. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 01 mar. 2022.

SOUSA, Eda Castro Lucas; GUIMARAES, Tomás de Aquino. Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2005.

TAVARES, Larissa Ferreira; RODRIGUES, Marcio Silva. O SEBRAE e o fortalecimento do discurso do empreendedorismo no Brasil: uma análise a partir do Relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM). SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil., v. 19, n. 1, p. 47-56, nov. 2015. ISSN 2236-7608. Disponível em: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/5285. Acesso em: 19 mar. 2020.

TAVARES, Larissa Ferreira; RODRIGUES, Marcio Silva. Condenados a vencer: a atuação do SEBRAE na produção discursiva do indivíduo empreendedor de si mesmo. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 7, n. 4, p. 719-739, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/5910. Acesso em 18 fev. 2022.

VARIAN, Hal R. Microeconomia: Princípios Básicos - Uma Abordagem Moderna. 7. ed. São Paulo: Campus, 2006.

VERARDI, Luciana Simor. Empreendedorismo: Revisitando conceitos e contextos. 2012. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Cap. 3. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/40107/000825983.pdf. Acesso em: 23 mar. 2022.
Publicado
2023-10-10
Seção
ARTIGOS