LIVRO ILUSTRADO EM ESSÊNCIA:

DISCUSSÕES SOBRE CORPO, AMOR E SOCIODISCURSIVIDADE NA OBRA FOLHA, DE STEPHEN MICHAEL KING

  • Gisele Arruda Eckhardt UFF
  • Juliana Behrends de Souza Cerqueira Universidade Federal Fluminense
  • Julio Teixeira de Souza
Palavras-chave: Corpo. Discurso Amoroso. Sociodiscursividade. Livro Ilustrado. Semiolinguística.

Resumo

Ao redor do corpo, percepções específicas sobre corporeidade se envolvem de realidades imaginadas, desdobradas em imaginários sociodiscursivos, que firmam saberes de conhecimentos e de crenças. A relação dos indivíduos com seus corpos sempre foi motivo de debate, análise e críticas, visto que o corpo se tornou um meio idealizado de representação social, guiando, de certa forma, o modelo atual de vida. Assim, a sociedade moderna vive em um sistema que projetou tanto a forma de habitar, de amar, de ser e de sentir, doutrinando e padronizando o ser em sua totalidade, quanto a sua forma de ler e de compreender as informações que a cercam. Da imperiosa necessidade de ler sociodiscursivamente e de modo (des)rotulado os discursos amorosos e as representações corporais presentes em livros ilustrados, como Folha, de King (2008), que este artigo se justifica. Destaca-se que essa obra, percebida nas análises sob o olhar de Feres (2019), explora a defesa da corporeidade como aspecto fundante para a construção identitária do protagonista enquanto indivíduo social imerso em uma dada cultura. Posto isso, esse estudo objetiva analisar sociodiscursivamente o livro ilustrado, ancorando-se nas representações sociais do corpo e nos discursos amorosos.  Para tanto, utilizou como embasamento teórico os constructos de Charaudeau (2008; 2018), em um viés semiolinguístico, Tucherman (2019), com postulados relativos ao discurso amoroso na literatura, de Nikolajeva e Scott (2011), com estudos sobre livro ilustrado, palavras e ilustrações, sempre considerando o corpo sob as concepções de Le Breton (2007) e Foucault (1997).

Biografia do Autor

Gisele Arruda Eckhardt, UFF

Doutoranda em Linguagem (UFF). Mestre em Letras pelo PROF-LETRAS (UERJ – Faculdade de Formação de Professores. Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela UNESA. Graduada em Letras pela UERJ – Faculdade de Formação de Professores. http://lattes.cnpq.br/6993252257937834. giseleeckhardt@hotmail.com

Juliana Behrends de Souza Cerqueira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Linguagem (UFF). Doutora em Educação (UI-PY). Mestre em Língua Portuguesa (UFRRJ). Especialista em Letras (LLP). Graduada em Letras (FEUC). Professora EBBTT Colégio Pedro II. http://lattes.cnpq.br/6135427902428706. jubehrends@gmail.com

Julio Teixeira de Souza

Doutorando em Linguagem (UFF). Mestre em Língua Portuguesa (UERJ). Especialista em Língua Portuguesa (UERJ). Especialista em Psicopedagogia (UERJ). Graduado em Letras (UESA). http://lattes.cnpq.br/7086337957247981. jtsouza02@yahoo.com.br

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Publicado
2023-10-10
Seção
ARTIGOS