VIOLÊNCIA: INTERVENÇÕES DIRECIONADAS À PREVENÇÃO OU REDUÇÃO DA OCORRÊNCIA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Palavras-chave: Campus. Faculdade. Intervenção. Universidade. Violência.

Resumo

A violência é um fenômeno social influenciado por contextos históricos e culturais, em âmbitos de segurança e de saúde pública, que traz implicações também nas Instituições de Ensino Superior (IES).  Metodologia: Revisão sistemática de literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados: CINAHL, LILACS, PsycINFO, PubMed, SciELO e Web of Science, utilizando o cruzamento de palavras-chaves: “Violence” AND “College” AND “Intervention”; “Violence” AND “University” AND “Intervention”;Violence” AND “Campus” AND “Intervention”. Foram selecionados artigos publicados nos últimos 5 anos, ensaios clínicos randomizados e publicados em português, espanhol e inglês. Resultados: Dentre os 27 artigos identificados, 09 atenderam aos critérios e foram analisados. O país com maior quantidade de estudos foram os Estados Unidos. A prevenção ou a redução da ocorrência de violência na universidade ocorreram mediante diferentes intervenções. A maioria das intervenções (90%) foram bem-sucedidas.  Conclusão: Os estudos demonstraram que a ocorrência de violência na universidade pode ser prevenida e reduzida por diferentes tipos de intervenção. Considera-se importante a realização de estudos nacionais para compreender a eficácia das intervenções na realidade brasileira, visto que podem alterar os resultados obtidos em outras realidades socioculturais.

Biografia do Autor

VANIA CRISTINE OLIVEIRA, FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO

Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialista em Promoção de Saúde e Psicologia Hospitalar pela Faculdade Patos de Minas (FPM). Bacharel em Psicologia pela Faculdade Patos de Minas (FPM). Graduada em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR). Docente e Preceptora de estágios em Saúde pela Faculdade Patos de Minas (FPM). Coordenadora Adjunta e Docente do Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP). E-mail: vania_cristine@hotmail.com

JORGE LUIZ DA SILVA, UNIVERSIDADE DE FRANCA

Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da Universidade de Franca (UNIFRAN), com atuação na linha de pesquisa 1: Políticas e Práticas em Promoção da Saúde. Docente dos cursos de graduação em Psicologia e Enfermagem da UNIFRAN. Doutor em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2017), com período sanduíche na Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2013), e graduado em Psicologia pela Universidade de Uberaba (2010). Membro do colegiado do PPG Promoção de Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ: Promoção da Saúde na Escola (GEPSE) e do Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar (PROASE) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde e Psicologia Escolar/Educacional, atuando principalmente na interface com os seguintes temas: promoção da saúde na escola, violências, bullying e intervenção psicossocial com crianças e adolescentes. E-mail: jorge.silva@unifran.edu.br

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Publicado
2023-05-02
Seção
ARTIGOS