ADOLESCÊNCIA E ESCOLA: uma análise mediante o papel do Psicólogo Escolar.
Resumo
Refletindo acerca do papel do Psicólogo Escolar, este artigo proporcionará uma reflexão do papel do profissional junto ao processo de amadurecimento do adolescente e a sua influência no ensino-aprendizagem. O objetivo é auxiliar aos profissionais da educação a refletir sobre a adolescência e os aspectos correspondente, identificando os comportamentos esperados, para que possa perceber as ações que viabilizem o processo de ensino-aprendizagem entre o adolescente e a escola. Muitas vezes o adolescente é visto de forma estereotipada o que dificulta uma percepção ampla por parte do profissional que lida com esse indivíduo. Pode se concluir que a adolescência é uma fase complexa, coloca o sujeito frente a decisões que poderão mudar seu futuro, no entanto as inseguranças que permeiam os pensamentos se fazem necessárias. Uma base sólida, que provem tanto por parte da família quanto da escola para dirimir esse período turbulento que o adolescente vive é fundamental.
Referências
ALMEIDA, Leandro Santos. Facilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar. Psicol. Esc. Educ., Campinas , v. 6, n. 2, p. 155-165. dez. 2002. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 18 mar. 2012.
ALMEIDA ,Sandra Francesca Conte de ; MARINHO -ARAÚJO ,Claisy Maria. Intervenção institucional: possibilidades de prevenção em Psicologia Escolar. In:______. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Alínea. 2008. p. 88-98
ANDRADA, Edla Grisard Caldeira de. Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 7, n. 2,p. 171-178. dez. 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v7n2/n2a07.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2012.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da adolescência. Petrópolis: Vozes, 1984.
CARVAJAL, Guilhermo. Tornar-se adolescente: a aventura de uma metamorfose: uma visão psicanalítica da adolescência. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Cortez, 2001.
DAVIS,Claudia. Desenvolvimento cognitivo na adolescência- Período das operações formais. In: RAPPAPORT Clara Regina (org.). A idade escolar e a adolescência. 12. ed. São Paulo: EPU, 1982. p. 69-87.
FARIA, Anália Rodrigues. O Desenvolvimento da criança e do adolescente Segundo Piaget. São Paulo: Ática, 2002.
FEIJÓ, Ricardo Becker; OLIVEIRA, Ércio Amaro de. Comportamento de risco da Adolescência . Jornal da Pediatria, Rio de Janeiro, v. 77, n. 2, p. 125-134, nov./dez. 2001. Disponível em: <http://www.medicina.ufba.br/educacao_medica/graduacao/dep_pediatria/disc_pediatria/disc_prev_social/roteiros/adolescencia/comp%20de%20risco.pdf>. Acesso em: 10 maio 2012.
FERREIRA, Teresa Helena Schoen et all . Perfil e principais queixas dos clientes encaminhados ao centro de atendimento e apoio psicológico ao adolescente (CAAA) – unifesp/epm. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 2, p. 73-82, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010412901998000100004&script=sci_arttext> Acesso em: 02 fev. 2012.
FIORI, Wagner Rocha. Desenvolvimento emocional. In: RAPPAPORT Clara Regina (org.). A idade escolar e a adolescência. 12. ed. São Paulo: EPU, 1982. p.1-37.
FONSECA, Claudia. Preparando-se para a vida: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares. Em Aberto, Brasília, DF, v. 14, n. 61, p. 144-155. jan./mar. 1994. Disponível em:
<http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/921/827>. Acesso em: 8 maio 2012.
GASPAR, Fernanda Drummond Ruas; COSTA, Thaís Almeida. Afetividade e atuação do psicólogo escolar. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo: v. 15, n. 1, p.121-129. jan. /jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n1/13.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2012.
KUSNETZOFF, Juan Carlos. Introdução à Psicopatologia Psicanalítica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1982.
LOUREIRO, Marcos Correa Sá Silva. Psicologia escolar: mera aplicação de diferentes psicologias a educação. In: PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 449-458.
MARQUES, Maria de Fátima Cardoso; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Adolescência no contexto da escola e da família: – Uma reflexão. Fam. Saúde Desenv. Curitiba, v. 5, n. 2, p. 141-146, maio/ago. 2003. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/refased/issue/view/578/showToc>. Acesso em: 14 nov. 2011.
MEIRA, Maria Eugênia Mellilo. Pensamento crítico e práticas profissionais. In: TANAMACHI, Elenita de Ricio; PROENÇA, Marilene.ROCHA,Marisa Lopes da.(org). Psicologia e educação: desafios teóricos- práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. p. 35-72.
OUTEIRAL, José. Adolescer. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.
RAPPORT, Clara Regina. Socialização. In: RAPPAPORT Clara Regina (org.). A idade escolar e a adolescência. 12. ed. São Paulo: EPU 1982. p. 88-107.
SANT'ANA, Izabella Mendes et al. Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação. Psicol. Esc. Educ. 2009, v. 13, n. 1, p. 29-36. jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v13n1/v13n1a04.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2012.
SAPIENZA,Graziela; PEDROMÔNICO, Márcia Regina Marcondes. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do Adolescente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 209-216, maio./ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n2/v10n2a07.pdf >. Acesso em: 11 fev. 2012.
SZYMANSKI, Heloisa. Práticas educativas familiares:A família como foco de atenção psicoeducacional. Estudos de Psicologia, PUC,Campinas, v. 21, n. 2, p. 5-16, maio/ago. 2004. Disponível em: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/epc/v21n2/v21n2a01.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2012.
TANAMACHI, Elenita de Ricio; MEIRA, Maria Eugenia Melillo. Atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em psicologia e educação o do pensamento. In: MEIRA, Marisa Eugenia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 11-62.
VENTURI, Camila; BARBOSA, Mariana; PINHEIRO, Tereza. Vergonha e adolescência. In: Adolescentes. CARDOSO, Marta Rezende (org.). São Paulo: Escuta, 2006. p. 109-122.