Inclusão, permanência e êxito de deficientes visuais nas escolas públicas de ensino técnico: relato de experiência de um projeto de extensão.
relato de experiência de um projeto de extensão.
Resumo
Resumo: Em 2015, foi publicado o Estatuto da Pessoa com Deficiência, onde diz que o “direito da pessoa com deficiência à educação está assegurado em sistema educacional inclusivo em todos os níveis e ter aprendizado ao longo de toda a sua vida, de maneira que essa pessoa alcance o máximo desenvolvimento possível de seus talentos, sendo eles sensoriais, intelectuais, sociais e também suas habilidades físicas, de acordo com suas características, interesses e necessidades dentro da aprendizagem”. Assim, o caminho a ser traçado pelo projeto, foi buscar formas de como uma aluna iria aprofundar no conhecimento da interpretação de imagens, no conhecimento do sistema da escrita Braille, melhorar a pronúncia do português e maneiras de aprender a matemática, dentre todas as outras disciplinas. Nesse sentido, o objetivo do projeto, foi de promover a inclusão, permanência e êxito de uma aluna com deficiência visual (cegueira) matriculada no ano de 2020, no segundo ano do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Paracatu, possibilitando disponibilizar duas bolsistas para acompanhar diariamente e integralmente a aluna, sendo uma bolsista no matutino e uma bolsista no vespertino. O resultado alcançado foi de tê-la inserido dentro do ambiente escolar, obtendo desenvolvimentos cognitivos de ensino-aprendizagem junto aos conteúdos das disciplinas constantes do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração, atendendo as diretrizes necessárias e realizando o objetivo da inclusão, permanência e êxito de continuidade de seus estudos no IFTM Campus Paracatu-MG.
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