PDF O processo de departamentalização nos escritórios de contabilidade

  • Sthefânia Magalhães Martins Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Edson Arlindo da Silva Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
Palavras-chave: Departamentalização. Escritórios de Contabilidade. Serviços Contábeis.

Resumo

Resumo: A necessidade de divisão por meio da departamentalização surgiu à medida que
empresas cresciam em tamanho, exercendo as mais diversas atividades, o que caracterizava a imprescindibilidade da divisão das principais atividades e tarefas da organização, traduzindo-as em responsabilidades de departamento ou divisão. O objetivo geral foi mostrar a importância da departamentalização para o desenvolvimento das atividades realizados em escritórios de contabilidade. A departamentalização é um conceito organizacional básico que inclui o agrupamento de diferentes atividades em áreas especializadas. Dentro do escritório, você pode dividi-lo em departamentos para melhor organizar, monitorar e coordenar o trabalho. Em geral, os escritórios são estruturados em quatro departamentos: departamento pessoal, departamento contábil, departamento fiscal e departamento societário. O departamento contábil é responsável pelas movimentações fiscais; por planejar, calcular e organizar os fatos contábeis; e pela geração de balancetes. O departamento fiscal realiza movimentações fiscais; planeja, calcula e organiza os tributos; e oferece clareza quantos aos tributos exigidos para a empresa, visando a satisfação do cliente. O departamento pessoal promove movimentações de pessoal nas empresas como admissões, rescisões e férias; realiza cálculos e a organização de folhas de pagamentos e rescisões; e orienta quanto à gestão de recursos humanos aos clientes. Já o departamento societário cuida da abertura ou baixa de empresas e outros assuntos relacionados e emissão de documentos contábeis obrigatórios. Conclui-se que a departamentalização é uma tática de grande importância para um escritório contábil, visto que, com sua implantação os resultados positivos almejados são mais garantidos, além de que faz com que a organização do trabalho melhore.

Publicado
2022-09-01