Liderança transformacional e seu impacto na motivação do desempenho de equipes, do setor do ramo de máquinas agrícolas, na cidade de Paracatu/MG
Resumo
A liderança transformacional tem ganhado destaque nas últimas décadas como uma abordagem eficaz para promover a motivação e o desempenho das equipes em diversos setores organizacionais. Este artigo tem como objetivo geral analisar o impacto da liderança transformacional na motivação e no desempenho das equipes no setor de máquinas agrícolas na cidade de Paracatu/MG. A liderança transformacional, caracterizada pela capacidade do líder de inspirar e motivar seus colaboradores a alcançar resultados extraordinários, tem se mostrado uma abordagem eficaz para fomentar a inovação e a adaptação em ambientes organizacionais. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com líderes e membros de equipes do setor, além da análise de dados secundários sobre práticas organizacionais. Os resultados revelam que práticas de liderança transformacional, como o incentivo à autonomia, o desenvolvimento contínuo e o apoio emocional, possuem um impacto positivo na motivação e no desempenho das equipes. Conclui-se que a adoção dessa abordagem de liderança pode proporcionar um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório, refletindo diretamente no sucesso organizacional.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, (2011).
BASS, B. M. & AVOLIO, B. J. The implications of transactional and transformational leadership for individual, team, and organizational development. Research in Organizational Change and Development, 4, 231- 272, 1990.
BENNIS, W. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 1996.
BERGAMINI, C. W. (2006). Motivação nas organizações ( 4. ed.). São Paulo: Atlas.
BEVEREN, P. V. Liderança Transformacional e Autonomia Grupal: Adaptação de Instrumentos de Medida. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2015.
BEVEREN, P. V. et al. Psychometric properties of the Portuguese version of the Global Transformational Leadership (GTL) scale. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, v. 33, n. 2, p. 109-114, 2017.
CALAÇA, P. A.; VIZEU, F. Revisitando a perspectiva de James MacGregor Burns: qual é a ideia por trás do conceito de liderança transformacional? Cadernos EBAPE.BR, v. 13, n. 1, p. 121-135, 2015.
CARMO, William Júnio et al. Relato de um projeto de consultoria à uma empresa de moveis planejados. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 243-250, 2023.
CARDOSO, Iago José; CHAVES, Manoel Rodrigues. ART Banco de talentos na organização. ALTUS CIÊNCIA, v. 15, n. 15, p. 186-203, 2022.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações (8a. ed.). São Paulo: Atlas, 2004;
DA SILVA, Wellyngton Thiago Novaes; COVA, Márcia Cristina Rodrigues. Caracterização do perfil de liderança dos chefes de departamento de um instituto federal de educação. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 47, n. 1, p. 348-367, 2024.
GIL, A. C. (2001). Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas.
LUZ, J. P. (2001). Metodologia para análise de clima organizacional: um estudo de caso para o Besc. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 213 p.
PESSOA, C. I. P. Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da resiliência e dos comportamentos de suporte. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.
PESSOA, C. I. P. et al. Liderança transformacional e a eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de suporte. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 35, n. 1, p. 15-28, 2018.
ROBBINS, S. P. (2002). Comportamento organizacional (9a. ed.). São Paulo: Prentice Hall.
SANTOS, Raiane Batista Alves; DA SILVA, Iara Maria Soares; BORGES, Daniela Cristina Silva. LIDERANÇA Liderança: o papel do líder e seus desafios diante das exigências dos novos tempos para o século XXI. ALTUS CIÊNCIA, v. 22, n. 22, p. 177-191, 2024.
SPECTOR, P. E. (2002). Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva.
TZU, Sun. A arte da guerra. 30. ed. São Paulo: Record, 2002.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
VERGARA, S. C. (2005). Projetos e relatórios de pesquisa em administração (6a. ed.). São Paulo: Atlas.
VILELA, José Ricardo de P. X.. O líder e a liderança: uma Investigação orientada pela dialética negativa de T. W. Adorno. Tese Doutorado PUC/MG, 2012.
VIZEU, F. Uma aproximação entre liderança transformacional e Teoria da Ação Comunicativa. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 1, p. 53-81, 2011.


.png)
