As “mulheres de barro” de Parauapebas-PA: biografia e epistemologia feminista

  • Vera Lúcia Caixeta Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Cleudineia Elias da Silva Pedrosa Universidade Federal do Tocantins- UFT
Palavras-chave: Ensino de História; Epistemologia Feminista; Decolonialidade; Biografia de Mulheres.

Resumo

O presente texto trata das relações entre Ensino de História e a História das Mulheres a partir do contato dos alunos da educação básica com a Cooperativa Mulheres de Barro, na cidade de Parauapebas, no estado do Pará. Como fonte, utilizou-se as biografias elaboradas sobre a trajetória de vida das mulheres artesãs. Para a análise, recorre-se ao conceito de (Des)colonialidade do gênero como pensado pela intelectual feminista Maria Lugones (2008). Ela defende a construção de uma epistemologia feminista não  “eurocentrada e não-dominante”, em diálogo com os saberes e fazeres das mulheres periféricas, não brancas que historicamente foram invisibilizadas e apagadas dos livros de história.

 

DOI  10.5281/zenodo.6365619

Biografia do Autor

Vera Lúcia Caixeta, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Doutra em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; professora do Colegiado de História da UFT; Coordenadora do núcleo do ProfHistória da UFT. caixeta@uft.edu.br

Cleudineia Elias da Silva Pedrosa, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestrado em Ensino de História e professora da educação básica do Estado do Pará. E-mail cleudineiaelias@hotmail.com

 

Publicado
2022-03-13