Entre o vivido e o concebido: memórias de professoras sobre a história da educação em Brasilândia de Minas
Resumo
O presente trabalho elenca como objeto representações que perpassam pelo experenciado e o narrado por professoras sobre a história da educação nas primeiras décadas do Núcleo Colonial que se tornou Brasilândia, localizada no distrito de Caatinga, município de João Pinheiro. Território este que posteriormente desmembrou-se do distrito de Caatinga, tornou-se distrito e emancipou-se, tornando o município de Brasilândia de Minas. O objetivo foi perceber quais as representações das professoras entrevistadas sobre as lembranças acerca da história da educação formal em Brasilândia. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa de campo. O empírico pautado na metodologia da História Oral com entrevistas estruturadas realizadas com cinco professoras que atuaram na educação básica em Brasilândia no período delimitado. O estudo se fundamentou em autores que partilham do solo da história oral, memória e educação. O entrecruzar da teoria e das narrativas orais de professoras que experenciaram a arte da docência no referido período e local, possibilitou o conhecimento sobre a história local no recorte específico da educação, os desafios, além de aspectos da cultura escolar.
DOI 10.5281/zenodo.6363588