PDF Saberes e experiências na trajetória das professoras negras

  • Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Rosilda Campelo dos Santos PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Maria Zeneide C. Magalhães de Almeida PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Palavras-chave: Professoras Negras, Experiência e práxis educativa.

Resumo

O presente artigo, um recorte da dissertação de mestrado cujo objetivo constituiu em analisar os saberes e experiências docentes das professoras negras em suas práxis educativas. Para a coleta de dados, realizou-se a pesquisa com professoras negras, por meio de entrevistas gravadas e transcritas de acordo com a metodologia da História Oral. Os resultados revelaram que as professoras negras são protagonistas de sua própria história, de sua ancestralidade, que, ao longo de sua história pessoal, familiar e profissional constituíram e fortaleceram o seu contexto refazendo um novo enredo na dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo as como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis.

 

DOI 10.5281/zenodo.6366103

Biografia do Autor

Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite, PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação pela PUC-Goiás, Linha de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História, Memória e Culturas em Diferentes Espaços Sociais/HISTEDBR, disponível em dgp.cnpq.br/dgp /espelho grupo/6973340117105960. Mestre em Educação pela PUC-GO. Pós em Sociolinguística e Letramento (PUC-GO); Pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2012). É Pedagoga e atua na Rede Municipal de Educação de Goiânia, atuando na área de Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência em Educação Infantil, Ensino Superior, Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais (Libras). E-mail: edmacibarbosa@hotmail.com

Rosilda Campelo dos Santos, PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

[1]Professora Mestra, em Educação pela PUC/GOIÁS no ano de 2019, atuo no Ensino Superior desde 2003 no curso de Pedagogia e Pesquisadora desde 2001 no Projeto de Pesquisa História e memória do Curso de Pedagogia e História da Educação na PUC Goiás. Atuo principalmente com as seguintes disciplinas na graduação: Currículo e Avaliação; Gestão e Planejamento Escolar; Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, da Educação Infantil, Estrutura e legislação do Ensino Básico e Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da Educação. Na Pós graduação de Psicopedagogia, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, e Docência do Ensino Superior. Professora no Ensino Fundamental (primeira fase) na prefeitura de Aparecida de Goiânia. coordenadora pedagógica voluntaria na ATABAKE-Associação de Artistas pela Educação e Cultura do Estado de Goiás durante 2002 a 2012. Em Defesa dos Direitos Humanos. E-mail: rosilda12santos@gmail.com

Maria Zeneide C. Magalhães de Almeida, PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professora Adjunta PUC-Goiás-PPGE/EFPH; Doutora em História Cultura/UnB. Mestre em Educação/ UNICAMP-PE. Pedagoga/UGG (PUCGO). Líder do Diretório CNPq/PROFE/ Grupo de Pesquisa: Educação, História, Memória, Culturas em Diferentes Espaços Sociais. E-mail: zeneide.cma@gmail.com.

Publicado
2022-03-13