Desvendando a Educação de Jovens e Adultos com Tecnologias: concepções, desafios e trajetórias dos envolvidos
Resumo
Resumo: A EJATEC representa uma das propostas do Novo Ensino Médio voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de integrar essa modalidade educativa à formação profissional, buscando aumentar a empregabilidade e estimular a continuidade dos estudos entre os alunos. Com isso em contexto, o presente artigo tem como finalidade analisar o Novo Ensino Médio na modalidade EJA, em articulação com a Educação Profissional, por meio do programa EJATEC. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, com dados avaliados por meio de uma abordagem qualitativa. Baseando-se em uma discussão teórica fundamentada nos princípios da pedagogia crítica, realizamos uma análise dos documentos e das diretrizes normativas oficiais referentes à implementação da EJATEC nas instituições educacionais. Os resultados indicam que a implementação deste programa promove a escolarização básica acompanhada de qualificação profissional, direcionada a um público que esteve, por um longo período, à margem dos processos educacionais formais. Assim, o programa contribui não apenas para a conclusão do Ensino Médio, mas também para a inserção no mercado de trabalho, no ensino superior e em outros contextos sociais que demandam conhecimentos escolares fundamentais para uma participação ativa na sociedade.
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