Gerir Com Competência: Caminhos Para Uma Gestão Escolar Democrática, Inclusiva e Humanizada

  • Agda Aparecida Rabelo Ferreira Universidade Del Sol - Unades
  • Rosângela dos Santos Araújo Universidade Del Sol - Unades
Palavras-chave: Gestão Escolar. Liderança. Inclusão.

Resumo

Resumo: O gerenciamento de uma instituição de ensino exerce um papel essencial para assegurar que os processos de aprendizagem, bem como o desenvolvimento social, crítico e cidadão, ocorram de forma eficiente, inclusiva e humanizada. Por essa razão, a gestão democrática é considerada o modelo ideal a ser adotado. Contudo, as escolas enfrentam diversas dificuldades na implementação desse modelo, que exige a superação de desafios significativos, sendo o principal a inclusão de todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões. Nesse cenário, nosso objetivo foi examinar, por meio de pesquisas bibliográficas, os conceitos, fundamentos, diretrizes, o papel do gestor e as percepções acerca da gestão democrática escolar. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa fundamentada em pesquisas publicadas nos últimos cinco anos. Os resultados demonstram que a gestão democrática busca a descentralização do poder, existindo legislações que determinam que as instituições de ensino devem operar sob essa perspectiva, garantindo a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Ademais, concluímos que a função do diretor transcende as atribuições administrativas e financeiras e perpassa a dimensão pedagógica. Dessa forma, entendemos que as escolas se esforçam para implementar uma abordagem democrática, mas encontram numerosos obstáculos que dificultam a concretização desse modelo de gestão.

Biografia do Autor

Agda Aparecida Rabelo Ferreira, Universidade Del Sol - Unades

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol - Unades. E-mail. Agdarabelo10@yahoo.com.br

Rosângela dos Santos Araújo, Universidade Del Sol - Unades

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol - Unades. E-mail.rosangelaipo73@gmail.com

Referências

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. Pesquisa em políticas educacionais: debates contemporâneos. Cortez Editora, 2024.

BACK, Giselle Pupim Jorge. As políticas educacionais e o novo perfil do gestor escolar. ALTUS CIÊNCIA, v. 20, n. 20, p. 326-334, 2023.

BRITO, M. de L.; VASCONCELOS, F. H. L. Formação continuada dos gestores escolares para o uso das tecnologias da informação e comunicação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 41, p. 144-163, set./dez. 2022.

BRITO, M. de L.; VASCONCELOS, F. H. L.; MARÇAL, E. Integração das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar e sua interlocução com o projeto político pedagógico: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 6, p. 883-98, 2022

COUTINHO, Mariza Xavier. Identidade e ética profissional: atuação mediadora e interventiva em questões sociais da educação especial/inclusiva. Altus Ciência, v. 17, n. 17, p. 469-488, 2023.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 03 jul. 2025.

FRANCISCO, Patrícia Alexandra; SÁ, Susana. A liderança do. a diretor. ra e o impacto nos resultados dos. as alunos. as. ALTUS CIÊNCIA, v. 16, n. 16, p. 266-287, 2023.

FRANCO, Sérgio Roberto; FRANCO, Maria Estela Dal Pai; LONGHI, Solange. Política e gestão da educação superior, tecnologia e possibilidades em tempos de Covid-19. Revista Internacional de Educação Superior, v. 8, 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LÜCK, Heloísa. Gestão do processo de aprendizagem pelo professor Vol. VIII. Editora Vozes Limitada, 2019.

MEDEIROS, Ricardo Tavares de et al. Gestão escolar e inclusão dos estudantes da educação especial nas escolas comuns. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, p. e6017, 2024.

MELLO, Adriene Ferreira; CAETANO, Joane Marieli Pereira. Gestão democrática e participativa na implementação da BNCC: análise do guia para gestores escolares. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-19, 2021.

MOURA, E. M. de P.; MOURA, M. L. R. de; COUTINHO, D. J. G. A importância da gestão escolar no desafio da organização da tipologia documental do discente com o uso da tecnologia. Studies in Multidisciplinary Review, Curitiba, v. 2, n. 1, p.43-56, jan./dez., 2021

SKRSYPCSAK, Daniel. A gestão escolar numa perspectiva democrática. Revista Saberes e Sabores Educacionais, v. 10, p. 12-32, 2023.
Publicado
2025-07-04
Seção
ARTIGOS