A contribuição da Agricultura Familiar na geração de renda para pequenos agricultores do município de Aurora do Tocantins-TO
Resumo
O presente trabalho é resultado da pesquisa realizada no município de Aurora do Tocantins que foi desenvolvida com o intuito de investigar as contribuições da Agricultura Familiar para a geração de renda de pequenos agricultores do município. Tendo em vista que a agricultura familiar possibilita o consumo e a comercialização de alimentos mais saudáveis e sustentáveis e representa uma porta para a transformação de diversas famílias ao longo de todo o território nacional, é fundamental a criação de programas de incentivo por parte do governo e a adesão aos mesmos por parte dos produtores. Evidenciou-se, contudo, que apenas uma pequena parcela dos produtores recebe algum benefício de programas específicos de incentivo, porém, a maioria comercializa o que produz na feira organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins. A metodologia adotada para a execução desta pesquisa foi de caráter exploratório, através de revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas com agricultoras do município.
Referências
BRASIL. Câmara dos Deputados. Legislação sobre agricultura familiar [recurso eletrônico]: dispositivos constitucionais, leis e decretos relacionados à agricultura familiar. Câmara dos Deputados. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016, 234p.
BRASIL. Lei nº 11.326 de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Brasília, 2006.
COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB). Boletim da Agricultura Familiar, v.1, n.1, 34p, Brasília: Conab, 2021a.
COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB). Boletim da Agricultura Familiar, v.1, n. 3, Brasília: Conab, 2021b.
.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Aurora do Tocantins. Código: 1702703. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to/aurora-do-tocantins.html. Acesso em: 11 jul. 2022.
LOURENÇO, Marco Antônio Moreira. O PRONAF e a geração de renda dos agricultores familiares de São Geraldo-MG. Monografia. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa/MG: UFV, 2021, 56 p.
MARTINELLI, Gabrielli Carmo; MARTINS, Luiz Cândido; BINOTTO, E. Agroecologia e agricultura familiar a partir de um estudo bibliométrico nas bases de dados nacionais. In: II Seminário de Agroecologia do Rio Grande do Sul, 16 a 19 de novembro de 2016.
QUEIROZ, Lívia Insidia da Silva; COSTA, Vanesca Carvalho. Política nacional de assistência técnica e extensão rural: Um Caminho para Emancipação da Agricultura Familiar. In: VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, Anais...Maranhão, 25 a 28 de agosto de 2015.
RAMBO, José Roberto; TARSITANO, Maria Aparecida Anselmo; LAFORGA, Gilmar. Agricultura familiar no Brasil, conceito em construção: trajetória de lutas, história pujante. Revista de Ciências Agroambientais. Alta Floresta, MT, UNEMAT, v.14, n.1, p.86-96, 2016.
VINCIGUERA, Ana Paula. Agricultura Familiar – Uma Análise do Pequeno Produtor Rural no Município de Assis/SP. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA - Assis, 2014, 33p.
WANDERLEY, M. N. B. Raízes Históricas do Campesinato Brasileiro. 2 a. ed. Passo Fundo: EDIUPF, 1999. Cap. 1, p. 21-55.


.png)
