As PERDAS QUE PERPETUAM NA VIDA DE UMA MULHER:
Análise da obra O peso do pássaro morto (2017) de Aline Bei
Resumo
O presente estudo realiza uma análise crítica da obra literária O Peso do Pássaro Morto (2017), de Aline Bei, explorando a representação da mulher na sociedade contemporânea e temas relacionados, como morte, violência, maternidade e relacionamentos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, tendo como embasamento teórico autores/as como Simone de Beauvoir, Silvia Federici e Sigmund Freud. O objetivo principal é examinar como a protagonista da obra lida com perdas e traumas, especialmente no contexto de sua percepção enquanto mulher na sociedade. A pesquisa interdisciplinar, que integra literatura, psicologia e estudos de gênero, enriquece a análise, oferecendo percepções sobre as complexidades das narrativas femininas na literatura contemporânea.
Palavras-chave: Literatura. Aline Bei. Feminino. Contemporâneo. Social
Referências
BEI, Aline. Companhia das Letras. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/colaborador/07092/aline-bei. Acesso em: 22 de maio de 2024.
BEI, Aline. O peso do pássaro morto. 1ª edição. São Paulo: Editora Nós, 2017.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: 1. Fatos e mitos. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1980.
ESTEVES, Natacha dos Santos; COQUEIRO, Wilma dos Santos. “A Cura Não Existe”: Depressão, melancolia e suicídio no romance O Peso Do Pássaro Morto, De Aline Bei. Humanidades & Inovação, v.7, n.17, p. 107-116. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3829. Acesso em: 19 de maio de 2024.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. 2ª edição. São Paulo: Editora Elefante, 2023.
FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud – Volume XIV (1914 – 1916): A história do movimento psicanalítico, artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA, 1974, p. 275-291.


.png)
