PDF Cooperativismo e mulheres: um estudo de caso em uma cooperativa de crédito de livre admissão do Noroeste de Minas Gerais

  • Karolyne de Castro Alves Faculdade Cidade de João Pinheiro-FCJP
  • Leandra Fernandes Procópio Universidad Autónoma de Madrid (UAM)
  • Maria Célia da Silva Gonçalves Faculdade Cidade de João Pinheiro-FCJP
Palavras-chave: Cooperativismo; Igualdade; Mercado de trabalho; Mulheres.

Resumo

O cooperativismo é uma filosofia que visa a cooperação, desenvolvimento da sociedade em prol de um mundo mais justo e igualitário. Em vista desse pensamento de igualdade entra em cena o poder e influência das mulheres nas cooperativas, uma vez que elas estão cada vez mais presentes cargos, que antes eram somente destinados aos homens. Partido desse pressuposto é que esse trabalho visa investigar a importância das mulheres em uma cooperativa de crédito, localizada em João Pinheiro, Noroeste do Estado de Minas Gerais onde a maioria dos funcionários é composta por mulheres. A metodologia utilizada foi a pesquisa de caráter qualitativo e exploratório com enfoque em estudo de caso. Foi aplicado um questionário gerado e posteriormente tabulados por meio da plataforma do Google Forms. Ele foi enviado pelo aplicativo Whatsapp para as 52 funcionárias da cooperativa, sendo obtido a devolutiva de 39 mulheres. Os resultados apontam avanços das mulheres no cooperativismo local, mas também sinalizam para a necessidade do debate da temática para que se consolide efetivamente a mulher no mercado laboral.

 

DOI 10.5281/zenodo.6365450

Biografia do Autor

Karolyne de Castro Alves, Faculdade Cidade de João Pinheiro-FCJP

Bacharel em Administração da Faculdade Cidade de João Pinheiro – FCJP, atualmente trabalha como Agente de Atendimento na Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Noroeste de Minas Gerais – Sicoob Credipinho. E-mail: karolynedecastroalves@gmail.com

Leandra Fernandes Procópio, Universidad Autónoma de Madrid (UAM)

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal), Mestrado em Psicologia Educativa pela Universidade de Coimbra Portugal e Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás. Docente no Departamento de Pedagogía da Facultad de Formación de Profesorado y Educación da Universidad Autônoma de Madrid. E-mail: leandra.procopio@uam.es. ORCID: https://orcid.org/0000-001-9163-7266

Maria Célia da Silva Gonçalves, Faculdade Cidade de João Pinheiro-FCJP

Pós-doutoranda em Educação na Universidade Autônoma de Madrid.  Pós-doutorado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Estágio Pós-doutoral em Economic History Department of Law, Economics, Management and  Quantitative Methods-DEMM da Università degli Studi Del Sannio - UNISANNIO-(Benevento, Italy).Visiting Professor da Università degli Studi Del Sannio - UNISANNIO. Pós-doutoranda em História pela Universidade de Évora em Portugal. Possui doutorado em Sociologia e mestrado em História pela Universidade de Brasília (UnB).) E-mail: mceliasg@yahoo.com.br

Publicado
2022-03-13