A legítima defesa e sua inadequação aos limites ético-sociais: a existência de um dever de Commodus Discessus
Resumo
Resumo: O artigo aborda o debate sobre a legítima defesa e a aplicação da doutrina das limitações ético-sociais como pressuposto dogmático de autorização do uso da defesa legítima, especialmente sob o enfoque do problema da existência, ou não, de um dever de fuga (commodus discessus), inclusive na ordem jurídica brasileira. Assim, estabelece-se os antecedentes dogmáticos penais da legítima defesa e das ideias da doutrina da limitação ético-social para que sirvam como ponto de partida para o estudo da legítima defesa, bem como para se ressignificar o princípio da proporcionalidade, não como uma particularidade da relação de subordinação entre Estado e agredido, mas como elemento de contorno da inevitabilidade da fuga para que a legítima defesa não seja instrumento de vingança do agredido contra o agressor. A limitação do direito de legítima defesa pode conduzir, nestes termos, em determinados momentos, ao dever jurídico de commodus discessus.
Referências
CARVALHO, Américo Taipa de. A legítima defesa, Coimbra, Coimbra editora, 1995.
FREITAS, Ricardo de Brito A. P. A legítima defesa da honra e o commodus discessus: um enfoque axiológico. Revista de Informação Legislativa, ano 39, n. 156, Brasília, Senado Federal, out.-dez., 2002.
GUERRERO, Hermes Vilchez. Do excesso em legítima defesa. Belo Horizonte: Del Rey, 1997.
LA MEDICA, Vicenzo. O Direito de defesa. Tradução de Paolo Capitânio. Campinas, Bookseller, 2003.
LINHARES, Marcelo Jardim. Legítima defesa. São Paulo: Saraiva, 1975.
MATHIEU, Bautista. La necesidad racional del medio empleado en la legitima defensa. 1ª ed. Buenos Aires: Fabián J. Di Plácido, 2003.
MAURACH, Reinhart. Tratado de derecho penal. Barcelona: Ariel, 1962.
PEÑA, Diego M. Luzón. Aspectos essenciales de la legitima defensa. Buenos Aires: Bdef, 2002.
PENNINGTON, Kenneth. Moderamen Inculpatae Tutelae: the Jurisprudence of a Justifiable Defense. Rivista Internazionale di Diritto Comune (2014). Disponível em: https://scholarship.law.edu/scholar/905/. Acesso em 01 de março de 2023.
ROXIN, Claus. Derecho penal: parte general. Madri: Civitas, 1997
SANTOS, Juarez Cirino dos. Teoria da pena. Curitiba: Lumen Juris, 2005.
SIQUEIRA, Leonardo Henrique Gonçalves de. 2008. Legítima Defesa: uma análise tomando como ponto de partida a sua fundamentação individual e social com vista a sua redefinição dogmática. Dissertação (Mestrado em Direito). Programa de Pós-graduação em Direito, Centro de Ciências Jurídica/FDR, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, -2008.
SIQUEIRA, Leonardo Henrique Gonçalves de. A ação de legítima defesa no direito penal. Revista Duc In Altum - Caderno de Direito, vol. 3, nº 4, jul-dez. 2011.
SIQUEIRA, Leonardo Henrique Gonçalves de. As situações limites ea moderação na legítima defesa: um exame da doutrina de limitações ético-sociais. Revista Duc In Altum - Cadernos de Direito, vol. 7, nº12, mai.-ago. 2015
ZILIO, Jackson L. Las restritiones ético-sociales del derecho a la legitima defensa: uma lectura a partir de los fines preventivos e garantísticos del derecho penal. 1ª ed. Buenos Aires: Ediciones Didot, 2012.