Análise dos aspectos teóricos e práticos da Educação do Campo numa escola do município de Paranã-Tocantins
Resumo
Esta pesquisa encontra-se inserida no campo das ciências sociais, de modo a apresentar um estudo sobre os aspectos teóricos e práticos da Educação do Campo numa escola camponesa, localizada em Paranã-TO. O estudo tem como objetivo mostrar como os desafios e as possibilidades para a efetivação dos ideais teóricos da Educação do Campo podem ser analisados no contexto desta unidade de ensino. A parte teórica deste trabalho está dividida em subtítulos que englobam a história da Educação do Campo, suas lutas, seus anseios, a prática pedagógica do professor do campo e os dilemas atuais. Na sequência trata-se dos métodos e resultados obtidos pela pesquisa de opinião realizada durante o mês de dezembro de 2021 junto a um educador e uma coordenadora das unidades rurais de ensino local. De certa forma, com a realização desta busca constatou-se que apesar de não haver conhecimento específico dos princípios da Educação do Campo por parte dos respondentes, já há entre os educadores algum interesse em trabalharem a valorização da cultura local e a geração de autonomia dos alunos, o que se remete a política educacional do/para o campo. Enfim, notou-se que as dificuldades enfrentadas pelos educadores e mesmo pelas crianças da escola em questão em torno da falta de políticas públicas afetam o cumprimento dos ideais inerentes à promoção de uma Educação do Campo transformadora, de modo a prevalecer a precarização do ensino e desmotivação de muitos dos envolvidos no processo educativo.
Referências
ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BENEVIDES, Cleusa Souza. Paranatinga, Paranã: Adrian´s asessoria e marketing LTDA, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 64/2010 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal Subsecretaria de Edições Técnicas, 2010, 104 p.
BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]. 7. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 44 p.
BRASIL. Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução 510 de 2016. Brasília: CEP/CONEP, 2016.
DOSSO, Maria Regina; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do Campo: Avanços, limites e desafios para sua efetivação. In: DOSSO, Maria Regina. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor/PDE 2013. Universidade Estadual do Paraná. Cadernos PDE, vol. 1, p.3-17, 2013.
GHEDIN, Evandro. Educação do campo epistemologia e práticas. 1ª edição. São Paulo: Cortez, 2012.
HADDAD, Sérgio. Direito à Educação. In: CALDART, Roseli Salete [et al]. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, 788 p.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
MOLINA, Mônica Castagna. (org.) Educação do Campo e Pesquisa II– Questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. CAMPOS, Marília. Educação Básica do Campo. In: CALDART, Roseli Salete [et al]. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, 788 p.
PIRES, Angela Monteiro. Educação do campo como direito humano. 1ªed. São Paulo: Cortez, 2012.
SEPLAN (Secretaria de Planejamento do Tocantins). Perfil Socioeconômico de Paranã- TO. 1° Ed. Palmas-TO, 2015.
ROSSATO, Geovânio; PRAXEDES, Walter. Fundamentos da educação do campo: história, legislação, identidades camponesas e pedagogia. São Paulo: Loyola, 2015.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-critica e luta de classes na educação escolar. São Paulo: Autores associados, 2012.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2 – a pesquisa científica. In.: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.
SOUZA, Maria Antônia de. Educação Do Campo: Políticas, Práticas Pedagógicas e Produção Científica. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a08.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.
VIERO, Janisse; MEDEIROS, Liziany Müller. Princípios e concepções da educação do campo [recurso eletrônico]. 1. ed. Santa Maria/RS: UFSM, NTE, 2018.
WEBER, Andréa F.; PÉRSIGO, Patrícia M. Pesquisa de Opinião Pública: princípios e exercícios. Santa Maria: Facos-UFSM, 2017.