O comércio em Ciudad Del Leste: dinamismo e desafios na fronteira

  • Adriana Alves de Souza Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY
  • Ivanir da Costa Alves Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY
  • Leaci Martins da Silva Sousa Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY
  • Regina Rosa de Oliveira Almeida Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY
  • Jeromice Moreira da Silva Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY
Palavras-chave: Ciudad Del Leste, comércio, infraestrutura, zona franca.

Resumo

Resumo: O objetivo deste paper é explorar as facetas do comércio em Ciudad Del Leste, desde suas origens históricas até os desafios contemporâneos enfrentados pelos comerciantes. A pesquisa investiga como este centro comercial afeta a vida dos moradores locais e dos visitantes, além de analisar seu impacto econômico na região. Realizado por alunas do curso de Mestrado em Ciências da Educação da Universidad Del Sol - UNADES, o estudo incluiu entrevistas com comerciantes, moradores e turistas para uma visão detalhada da teia econômica e social da cidade. As entrevistas destacaram aspectos positivos e desafios, como a necessidade de adaptação às novas tecnologias e regulamentações. Economistas ressaltaram a importância da infraestrutura e a informalidade no comércio local. A análise dos dados revelou que, apesar dos desafios, Ciudad Del Leste se beneficia de uma localização estratégica e políticas de zona franca. As implicações futuras incluem modernização da infraestrutura e adaptação às mudanças tecnológicas para sustentar o crescimento contínuo da cidade.

 

 

 

Biografia do Autor

Adriana Alves de Souza, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY; adriana.lopes@seduc.go.gov.br

Ivanir da Costa Alves, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY; acwania@gmail.com

Leaci Martins da Silva Sousa, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY; leaci.sousa@seduc.go.gov.br

Regina Rosa de Oliveira Almeida, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY; regina_jes@yahoo.com.br

Jeromice Moreira da Silva, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

Professora Doutora em Ciência da Educação  pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY; jeromice@hotmail.com

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 1970. 2011.

BAUER, M.W., & GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um Manual Prático. Petrópolis: Vozes. 2002

CELLARD, A. A Análise Documental. In MINAYO, M.C.S. (Org.), Pesquisa Qualitativa: Enfoques Epistemológicos e Metodológicos. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2008

CAVATORTA, M. G.; CALDANA, N. F. S.; CAMPANHA, T. G. Relações fronteiriças entre Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu: aspectos políticos, econômicos e sociais que promovem a integração. Geographia Opportuno Tempore, v. 3, n. 1, p. 220-233, 2017.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman. 2009

COUTO, Vinicius Rodrigues do; GONÇALVES, Maria Célia da Silva. O Papel social da Instituição de caridade Santa Joana D’Arc: uma abordagem por meio da História Oral. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 39, n. 1, p. 340-356, 2023. Disponível em https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/3795. Acesso em 16 de agosto de 2024.

DE ANDRADE, Nathália Caroline Neves; AFONSO, Henrique Weil. A luta pelos espaços de memória da ditadura militar em Recife/PE. ALTUS CIÊNCIA, v. 21, n. 21, p. 28-41, 2023.

DE ANDRADE, Nathália Caroline Neves; FIGUEIRÊDO, Simone de Sá Rosa. O resgate dos espaços de memória na historicidade da justiça de transição no Brasil como mecanismo de efetivação dos direitos humanos. ALTUS CIÊNCIA, v. 21, n. 21, p. 111-120, 2023.

DE PAULA, Letícia; ANDRADE, Silva. Metodologia da História Oral: Desafios e possibilidades de uma prática contra hegemônica. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 46, n. 1, p. 147-164, 2024. Disponível em https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4884. Acesso em 16 de agosto de 2024.

Gil, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas. 2008

GOUSGOUNIS, Nikos. A geografia fantástica de Jules Verne de Zanzibar de volta ao Saara ou de" cinco semanas em um balão" à" extraordinária aventura da Missão Barsac" 1863-1905. ALTUS CIÊNCIA, v. 23, n. 23, p. 01-06, 2024. Disponível em http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/290. Acesso em 01 de agosto de 2024.

GOUSGOUNIS, Nikos. O desafio da antropologia como ciência humanitária na busca eterna por originalidade entre a diferença cultural e a alteridade social. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 47, n. 1, p. 14-26, 2024. Disponível em https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/5323/3032. Avesso em 05 de agosto de 2024. A

LINHARES FILHO, Ernane Coelho et al. O turismo como fator de avaliação da imagem de um país. ALTUS CIÊNCIA, v. 22, n. 22, p. 222-234, 2024.

MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec. 2009

SILVA GS, GONÇALVES MC, SILVA VJ. Histórias e memórias: experiências compartilhadas em João Pinheiro. João Pinheiro: Patrimônio Cultural de João Pinheiro. 2011
Publicado
2024-08-22