PDF A afetividade na perspectiva walloniana e suas contribuições no processo de formação da criança na leitura
Resumo
Resumo: O presente artigo visou demonstrar a afetividade na perspectiva de Henri Wallon e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem. A afetividade se refere a uma variedade de manifestações, evidenciando a habilidade do ser humano em ser impactado por eventos, circunstâncias, reações de outros sujeitos e disposições internas. O objetivo deste estudo é destacar as contribuições da teoria Walloniana na formação da criança na leitura e escrita e abordar a importância da afetividade no processo de desenvolvimento do indivíduo. As emoções têm um papel fundamental na formação da identidade e na construção da realidade. Para Wallon, a reflexão e a representação auxiliam na diminuição dos efeitos da emoção, tornando a experiência emocional mais controlada. A metodologia deste estudo se baseia em uma revisão aprofundada da literatura sobre alguns pressupostos da teoria de Henri Wallon e sua concepção de afetividade. Os artigos de revistas científicas, conferências, livros e artigos foram selecionados com base na relevância do tema. A análise minuciosa das informações coletadas identifica as melhores práticas para aprimorar a habilidade de leitura e escrita. A alfabetização deve ser significativa e adaptada aos interesses das crianças, e o professor como mediador é fundamental. A literatura infantil é importante para fomentar a competência literária e expandir os horizontes de compreensão e expressão das crianças.
Referências
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga. A dimensão afetiva e o processo de ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, L. R.; MAHONEY, A. A. (org.). Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2007.
BAJARD, Élie. A descoberta da língua escrita. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 1994.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução: Laura Sandroni, São Paulo: Global, 2007.
COLOMER, Teresa. Literatura não é luxo. É a base para a construção de si mesmo. Escola Nova. 01 ago. 2014.
CORAIS, Maria Cristina. A linguagem na vida, a vida na linguagem! Afinal, qual a relação entre Educação Infantil e Alfabetização? In: GOULART, C. M. A.; SOUZA, M. L. de (org.). Como alfabetizar? Na roda de conversa com professoras dos anos iniciais. São Paulo: Papirus, 2015.
DA SILVA GOMES, Henoc et al. Metodologias ativas na educação presentes na prática pedagógica em uma escola estadual de ensino médio na modalidade de ensino integral na cidade de Marabá-PA. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 27, n. 1, p. 256-268, 2020.
DANTAS, H. A infância da razão: uma introdução à psicologia de inteligência de Henri Wallon. São Paulo: Manole, 1990.
DÉR, Leila Christina Simões. A constituição da pessoa: a dimensão afetiva. In: MAHONEY, A. A; ALMEIDA, L. R. (org). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FURTADO, Ferreira, Talita. Afetividade e a formação de crianças leitoras: contribuições da teoria Walloniana. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica/ccso, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
GIMÉNEZ, Mercedes Blanchard et al. Afetividade na educação infantil: um estudo de caso à luz de Paulo Freire, Piaget e Wallon. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 32, n. 1, p. 245-258, 2021.
GONÇALVES, Angela Vidal. Alfabetizar: por onde começar? In: GOULART, C. M. A. SOUZA, M. L. de (org.). Como alfabetizar? Na roda de conversa com professoras dos anos iniciais. São Paulo: Papirus, 2015.
GOULART, Cecília M. A. Com quantos paus se faz uma canoa? Conhecimentos envolvidos na vasta cultura escrita e no processo de alfabetização. In: GOULART, C. M. A.; SOUZA, M. L. de (org.). Como alfabetizar? Na roda de conversa com professoras dos anos iniciais. São Paulo: Papirus, 2015.
GOULART, Cecília. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Revista Brasileira de Educação, v.11, n.33, p.450- 462, 2006.
JOLIBERT, Josette; JACON, Jeanette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2006.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Alfabetização e letramento/literacia no contexto da educação infantil: desafios para o ensino, para a pesquisa e para a formação. Revista Múltiplas, v.3, n.1, p.18-36, 2010.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva; TASSONI, Elvira Cristina M. Afetividade e Ensino. In: E. T. Silva (org.). Alfabetização no Brasil – questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, p. 113-137, 2007.
MAHONEY, Abigail Alvarenga. A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem. In: MAHONEY, A. A; ALMEIDA, L. R. (org). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004.
ORLANDO, I. R.; LEITE, S. A. S. Formação de leitores: a dimensão afetiva na mediação da família. Psicologia Escolar e Educacional; v.22; n.3, p. 511-518, 2018.
RAMINHO, Edney Gomes; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia; SÍVERES, Luiz. A relevância da interatividade pelo lúdico no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, p. 20-33, 2023.
SMITH, Frank. Leitura significativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo, Contexto, 2003.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
DE SOUSA, Maria do Bonfim Soares. A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma lacuna na pesquisa contemporânea. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 16, n. 1, p. 564-579, 2019.
TASSONI, E.C.M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23. 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED.2000
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WALLON, Henri. A Evolução Psicológica da Criança. Portugal: Edições 70, 1998.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1968.
WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
ZAZZO, R. Wallon, psicólogo da infância. In: WALLON, H. - A evolução psicológica da criança. Lisboa. Edições 70, 1968.