PDF Modelo didático para o ensino e aprendizagem dos grupos sanguíneos do sistema ABO e fator Rh
Resumo
Resumo: O sistema sanguíneo ABO é composto por quatro tipos sanguíneos A, B, AB e O que são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e de aglutininas em seu plasma. Os modelos didáticos são uma alternativa para o ensino e aprendizagem do sistema sanguíneo ABO e do fator Rh. Este trabalho tem como objetivo avaliar um modelo didático como uma metodologia ativa no ensino e aprendizagem do sistema sanguíneo ABO e do fator Rh, através do uso de elementos visuais, proporcionando um aprendizado mais significativo aos alunos. O estudo foi conduzido na forma de um relato de experiência a partir da vivência e observação de aulas práticas de tipagem sanguínea na disciplina de Biologia do 3° ano do Ensino Médio. Para o experimento de tipagem sanguínea foi utilizado um modelo didático confeccionado com material alternativo. Ao final do experimento, pode-se observar que os alunos compreenderam de forma visual como é a determinação do sistema sanguíneo ABO e do fator Rh. Conclui-se que o conteúdo teórico aliado com a prática é uma ferramenta eficaz em despertar o interesse dos alunos pelo sistema sanguíneo ABO e fator Rh e em promover a aprendizagem dos alunos. A utilização de um modelo didático na aula prática é uma forma de tornar perceptível um conteúdo que é abstrato.
Referências
CAVALCANTE, Dannuza Dias. Modelos didáticos e professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentações. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, UFPR, 2008.
FERNANDES, Daniele Regina da Silva. Metodologias ativas de ensino: inovando o ensino para a construção de novos educandos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Belo Horizone, v. 5, n. 1, p. 35-47, 2021. Disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/inovando-o-ensino. Acesso em: 24 de maio de 2024.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
LEITE, Adriana Cristina Souza; SILVA, Pollyana Alves Borges; VAZ, Ana Cristina Ribeiro. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p. 1-16, 2005. Disponível em https://www.scielo.br/j/epec/a/Hs7FTPYSnNd7XmxwX7VbNyw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 de maio de 2024.
MIRANDA, Edivan; TORRES, Fernanda Silva. Uso de aulas práticas investigativas na consolidação da aprendizagem e vivência do método científico - uma abordagem sobre grupos sanguíneos do sistema ABO. Revista Experiências em Ensino de Ciências, Cuiaba v. 13, n. 4, p. 323-338, 2018. Disponível em https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/79. Acesso em: 11 de maio de 2024.
MOLLISON, Patrick Loudon.; ENGELFRIET, Chairman Paul; CONTRERAS, Marcela. Blood Transfusion in Clinical Medicine. Londres: Blackwell Scientific, 1997.
PEREIRA, Sara de Sousa; CUNHA, Joyciane Santiago da; LIMA, Eldianne Moreira. Estratégias didático-pedagógicas para o ensino-aprendizagem de Genética. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 41-59, 2020. Disponível em https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1462. Acesso em: 11 de maio de 2024.
SANTANA, Jaqueline Inez de .; CARVALHO, Maria Emília Oliveira de; SANTANA , Juliane Maria de .; GARCIA, Ana Cristina Laue . Didactic sequence for teaching genetics: use of contextualized comic books about ABO system and Rh fator . Research, Society and Development, Itabira, v. 10, n. 16, p. 1-12, 2021. Disponível em https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UNIFEI_a177ff5c857bdc6d40f839f60a533c0f. Acesso em: 13 de maio de 2024.
SILVA, Mikaíla Luana Alves da; SILVA, José Onício Rosa da ; MELO, Hugo Christiano Soares . Eritroblastose fetal: diagnóstico e aspectos imunológicos. Revista Acadêmica Multidisciplinar da Faculdade Cidade de João Pinheiro, João Pinheiro, v. 4, n. 4, p. 29-42, 2016. Disponível em https://www.academia.edu/38162370/ERITROBLASTOSE_FETAL_diagn%C3%B3stico_e_aspectos_imunol%C3%B3gicos. Acesso em: 24 de maio de 2024.
SOUZA, Kelly Cristina Barbosa de; FAVACHO,Marivane de Fátima da Cruz. O segredo. Revista Cadernos de Educação Básica, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 111-121, 2021. Disponível em https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3011. Acesso em: 22 de maio de 2024.