A  Importância do PIBID Para a Formação de Futuros Pedagogos na Universidade Estadual de Goiás, em Campos Belos

Palavras-chave: Formação de Professores, Pedagogia, PIBID

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame das implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Estadual de Goiás em sua Unidade Universitária de Campos Belos para a formação dos futuros docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, de modo a chegar-se a informações úteis para as futuras políticas públicas de fortalecimento das licenciaturas na instituição. A metodologia aplicada para a realização deste estudo baseou-se na abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando-se a revisão de literatura e a pesquisa de opinião, realizada durante o mês de novembro de 2021 junto a dois estudantes de pedagogia da UEG, em questão e que são ex-bolsistas do PIBID. Durante o estudo foi possível perceber que o programa se constitui como uma ferramenta relevante e positiva no que se propõe, entretanto, sofre com problemas relacionados a seu acompanhamento e com os cortes de gastos que ameaçam a duração do mesmo.

Biografia do Autor

Viviane Delfino Santana, Universidade Estadual de Goiás

Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás. E-mail: vivianedelfinodesantana@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0002-9295-0742

Josélia Batista Dias de Souza, Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental, Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB). Administradora, Servidora Municipal (âmbito do SUS). Atuou como Docente Substituta na Universidade Estadual de Goiás na área de administração, no âmbito do curso de Agroecologia. E-mail: joseliabd@gmail.com - Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3976-7343

Manoel Soares de Aragão, Universidade Estadual de Goiás

Docente Titular e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção - PY e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). E-mail: aragao132015@gmail.com - Orcid: https://orcid.org/0009-0005-8733-9211 

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Publicado
2024-07-15
Seção
ARTIGOS