Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental nas Escolas da Rede Estadual de Casa Nova- Bahia
Resumo
A inserção da educação ambiental crítica nos espaços escolares parte de uma prática pedagógica eficiente que tome como base a transversalidade e a criticidade que esta temática requer. Dentro desse contexto, este estudo propõe investigar as práticas pedagógicas em EA nas escolas da Rede Estadual de Casa Nova -BA visando uma reflexão sobre o tema no contexto escolar. O estudo foi realizado em três escolas.Trata-se de uma pesquisa aplicada descritiva com abordagem quanti-qualitativa envolvendo estudo de campo. Quanto aos procedimentos foram utilizados análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas e questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa vinte e um professores efetivos das unidades escolares em estudo. Os resultados apontaram que o PPP das unidades escolares não contempla uma proposta transversal de EA, abordando a temática de forma pontual nos pressupostos curriculares do referido documento. Os dados revelaram também que a maioria dos professores tem a concepção de EA naturalista, voltada para a conservação de recursos naturais. As metodologias mais citadas pelos docentes para trabalhar o tema constam de aulas expositivas e atividades em grupo. Notou-se ainda que as escolas trabalham projetos nessas temáticas apenas de forma anual ou em datas comemorativas. O resultado aponta para uma necessidade de reformulação da proposta pedagógica a fim de discutir a importância da inserção da EA crítica no contexto escolar.
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