Ensino de Ecologia

Abordagem prática fora da sala de aula

Palavras-chave: Aula de campo, Estratégia metodológica, Processo ensino-aprendizagem, Ensino de Ciências, Aprendizagem significativa

Resumo

No ensino de Ecologia é indispensável a observação de fenômenos naturais que transponham o conteúdo teórico, possível por meio de aulas de campo. Nesta pesquisa, buscaram-se investigar a percepção de professores sobre a importância das aulas de campo no ensino de Ecologia e verificar a eficiência desta metodologia na aprendizagem de conteúdos relativos ao tema Dinâmica Temporal das Populações, pelos alunos. Para isso, pretenderam-se responder as seguintes indagações: as aulas de campo são estratégias metodológicas eficazes na melhoria da aprendizagem dos alunos? Qual a viabilidade do uso de aulas de campo no ensino de Ecologia? Foi realizada uma pesquisa de natureza mista, cujos passos procedimentais se deram por meio de aplicação de questionários quantiqualitativos, aula teórica e aula de campo. Os professores concordaram que a aula de campo é uma metodologia de grande importância para a apreensão dos conteúdos de Ecologia, mas que a viabilidade do desenvolvimento frequente desse tipo de aula é prejudicada devido dificuldades como quantidade excessiva de conteúdos programados, burocracia na solicitação de transporte para saídas a campo e falta de pessoal de apoio para auxiliar nas atividades práticas. Os alunos tiveram melhor rendimento nos questionários aplicados após a aula de campo, quando comparados com a aula teórica.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Feitosa Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí (2018).

Jeane de Oliveira Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutora em Zootecnia Tropical pela Universidade Federal do Piauí (2017). Mestra em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí (2011) e em Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribeno (2000). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí (1998). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1995). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Caíque Rodrigues de Carvalho Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG) e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). É professor-pesquisador e tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Temas Específicos da Educação e Multidisciplinares. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI e faz parte do grupo de pesquisa Gestão Ambiental.

Antônio Reis de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Especialista em Docência do Ensino Superior. Na pesquisa, atua nas áreas de Ecologia e Educação, especialmente no que se refere aos seguintes temas: florística e fitossociologia de caatinga, plantas ruderais e macrófitas aquáticas, Ensino de Botânica, Ensino de Ciências e Educação Infantil.

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Publicado
2024-07-15
Seção
ARTIGOS