Didática e Aprendizagem Significativa

  • Roberta Vieira Almeida Universidade del Sol
  • Maria Elba Medina Barrios Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Cidadão, Didática, Desenvolvimento

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar a aprendizagem significativa no contexto educacional, destacando a importância da didática e outras atividades para este fim. O ensino e aprendizagem, objeto de nossa análise, correspondem à uma ação intersubjetiva, na qual cada aluno reage e assimila os conteúdos apresentados pelo professor de acordo com sua realidade, perspectivas e valores próprios. Os resultados obtidos por esta pesquisa de tipo descritiva-exploratória e abordagem qualitativa permitem assumir que o modo pelo qual as atividades realizadas pelo professor são concretizadas é fundamental para a construção de significado à aprendizagem do aluno, permitindo que cada discente a desenvolva em interface com suas características particulares. Concluímos, portanto, que aprendizagem significativa é um objetivo fundamental na educação, o que implica que os alunos devem não apenas memorizar informações, mas também compreendê-las e aplicá-las em contextos relevantes para suas vidas. Para tanto, a forma como os conteúdos são apresentados e as atividades são conduzidas devem ser problematizadas e teoricamente aprofundadas.

Biografia do Autor

Maria Elba Medina Barrios, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

Professora doutora em Ciência da Educação, orientadora pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY; mariaelbamedinab@gmail.com

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Publicado
2024-07-15
Seção
ARTIGOS