AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMTÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Em face do cenário atual, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) desempenham um papel vital no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino secundário e oferecem um conjunto de recursos e ferramentas que enriquecem a experiência de aprendizagem dos alunos, trazendo acesso a uma variedade de recursos de aprendizagem. As TICs proporcionam o alcance a uma extensa série de recursos de aprendizagem sendo, vídeos explicativos, simulações, aplicativos e jogos educativos. Podendo assim, os docentes explorarem de várias maneiras, conceitos matemáticos e conciliá-los de acordo com suas preferências de estudos. Proporcionando interatividade e envolvimento dos docentes, por meio de ações colaborativas, permitindo assim o acesso dos mesmos, através de aulas online em salas virtuais, onde serão discutidos problemas matemáticos de forma mais dinâmica. As TICs amparam a resolução de problemas e a investigação matemática, oferecendo dispositivos para simulação e pesquisa de dados. Os discentes podem manejar planilhas e programas estatísticos para averiguar adversidades da atualidade, verificar experimentos virtuais e apurar métodos matemáticos. De forma sucinta, as TICS têm a capacidade de transformar o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino médio, possibilitando uma atuação mais funcional, participativa e distinta que proporciona uma percepção mais acentuada e relevante das definições matemáticas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Tecnologia, Matemática
Referências
BARBA, Carme; CAPELLÀ, Sebastià. Computadores em sala de aula: métodos e usos. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2009. E-book. ISBN 9788563899712. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788563899712/. Acesso em: 27 fev. 2024.
BARBOSA, Alexandre Fernandes. Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil. Revista História Hoje, v. 3, nº 5, p.293-297 – 2014.
CUNHA, D S. O uso da tecnologia no ensino da Matemática: contribuições do software GeoGebra no ensino da função do 1º grau. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/o-uso-da-tecnologia-no-ensino-da-matematica-contribuicoes-do-isoftwarei-geogebra-no-ensino-da-funcao-do-1-grau
FELCHER, Carla Denize O. Uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. [Digite o Local da Editora]: Editora Unijuí, 2021. E-book. ISBN 9786586074840. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786586074840/. Acesso em: 27 fev. 2024.
GUIMARÃES, Angelo de Moura. Introdução às tecnologias da informação e da comunicação: tecnologia da informação e da comunicação. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
HENZ, Carla Cristina. O uso das tecnologias no ensino-aprendizagem da matemática, ERECHIM 2008. 29 p.
KALINKE, M. C. Internet na Educação. Curitiba: Chain, 2003.
MISKULIN, R.G.S. et al. Identificação e Análise das Dimensões que Permeiam a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática no Contexto da Formação dos Professores: Bolema, Rio Claro, v.19, nº 26, p. 103-123, 2006.
MUNHOZ, Antonio S. Tecnologia educacionais. Editora Saraiva, 2016. E-book. ISBN 978-85-472-0095-4. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-472-0095-4/. Acesso em: 27 fev. 2024.
SANTOS, Jose Alberto. As Tics no processo de ensino aprendizagem da Matemática: possibilidades para o Ensino Fundamental II. RECIMA21 - Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia. v.3, n.5, 2022.
SANTOS, Jussana Gomes. O uso das TIC durante a pandemia de covid-19 no ensino de matemática. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n.10, jun. 2021. Disponível em: file:///C:/Users/marce/Downloads/apmorila,+s11.pdf
SANZOVO, Daniel Trevisan. Ensino de Matemática por meio das tecnologias digitais. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/47/ensino-de-matematica-por-meio-das-tecnologias-digitais.
VASCONCELOS, C. C. Ensino-Aprendizagem da Matemática: Velhos problemas, Novos desafios. 2000.
VERMELHO, Sonia Cristina. Sobre o conceito de redes sociais e seus pesquisadores. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 4, p. 863-881, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/cXRvMhCswX4jQNyP5grBShn/?lang=pt