ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

um estudo sobre o relacionamento de clientes nas óticas de Teixeira de Freitas

Palavras-chave: relacionamento, programa de fidelidade, competitividade

Resumo

O estudo investigou a gestão de marketing com ênfase no vínculo com os consumidores em Teixeira de Freitas, Bahia. A abordagem de marketing, especialmente por meio do marketing digital, foi examinada devido ao seu impacto nas vendas e na competitividade. A pesquisa identificou a necessidade de várias estratégias e conhecimentos de mercado para impulsionar as vendas, ressaltando a importância da interação com os consumidores, do planejamento de promoções e publicidade para incentivar sua retenção. O estudo, de natureza descritiva, empregou questionários e revisão bibliográfica para identificar as táticas de marketing adotadas pelas óticas locais. Foram analisadas 21 óticas em Teixeira de Freitas, com uma amostra de 20 empresas situadas no centro da cidade. O Instagram foi identificado como a principal plataforma de divulgação, com destaque para a exposição em vitrine como forma eficiente de atrair clientes. Os resultados indicaram que descontos em produtos, promoções e cartões de fidelidade são as principais estratégias para fidelizar os clientes. A comunicação direta com o público-alvo foi destacada como o principal diferencial entre as óticas da região, enfatizando a importância do marketing direto sobre o marketing digital. Conclui-se que estratégias de marketing eficazes são essenciais devido à alta competitividade entre as óticas na região. A personalização do atendimento e a fidelização dos clientes são aspectos-chave para o sucesso, destacando a valorização do contato real com os compradores e a eficácia dos descontos como forma de promover o relacionamento com os clientes.

Referências

AGUIAR, Lívia Maria de Andrade. Análise do efeito do investimento em marketing nos resultados de uma empresa atacadista de um ambiente simulado. Revista Lagos, v. 13, n. 1. 2023. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2023.

ALVES, Eduardo. STERZECK, Gisele. Programa de fidelidade: reconhecimento de receita e tributação. Controvérsias Jurídico Contábeis. 2019. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2023.

BOGDEZEVICIUS, Carlos Rafael; MIRANDA, Hellora Francielle de. Marketing de Relacionamento: conquista, ativação, fidelização, retenção e recuperação de clientes. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 19, 2020. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2023.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

COBRA, Marcos (2009). Administração de marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

CORRÊIA, Bruno Henrique Rodrigues; COSTA, Simone Teles da Silva. A importância do bom atendimento ao cliente: O diferencial competitivo para as organizações. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2023.

COLARES, José Carlos de Souza. A contribuição Behaviorista para a administração. Saber Científico, v. 1, n. 2, 2021. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2023.


DINIZ, Camila Souza. Marketing de relacionamento: estratégia para atrair, reter e fidelizar o cliente. Monografia (Graduação em Administração) - Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ULBRA Iles), Porto Velho, 2020. Disponível em: . Acesso em: 09 fev. 2023.

FELIX, Luis Felipe de Noronha. Gestão do relacionamento com o cliente: um estudo aplicado em academias do município de Palmas - TO. Monografia Graduação - Universidade Federal do Tocantins campus Universitário de Palmas, 2019. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2023.

KOTLER, Philip; KELLER, Kelvin L. (2012). Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi (2009). Marketing: conceito, exercício, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas.

VIERA, Elenara Viera de (2004). Qualidade em serviços hoteleiros: a satisfação do cliente é função de todos. Caxias do Sul: Coleção hotelaria.

SOUZA, Valéria Ferreira. et al. A Importância da qualidade do atendimento ao cliente. Ricadi. v. 7. 2019. Disponivel em: Acesso em: 23 fev. 2023.
Publicado
2024-07-15
Seção
ARTIGOS