Implantação de Piscicultura Comercial de Baixo Custo Integrado a Partir do Sisteminha Embrapa

Palavras-chave: Sisteminha Embrapa, Piscicultura, Comercial, Tanque De Peixes, Sustentável

Resumo

A atual situação de fome presente no mundo devido à pandemia da Covid-19 e a fatores adversos, tem gerado inúmeros problemas de cunho econômico, social e ambiental. Devido ao atual cenário tem se exigido ações concretas e eficazes que possibilitem o aumento real da produtividade por meio do uso eficiente do solo e dos recursos naturais disponíveis, do desenvolvimento de técnicas que promovam a utilização racional e renovável dos insumos de produção e uso responsável das fontes hídricas, de maneira que consiga englobar toda a camada da sociedade, tanto o grande quanto o pequeno. Tomando por fundamentos concepções como as de Guilherme, Sobreira e Oliveira (2019), esta pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de uso de uma piscicultura comercial de baixo custo através do modelo de tanques do sisteminha Embrapa, como forma de gerar renda para o pequeno produtor por intermédio de técnicas simples e sustentáveis na criação de peixes. O trabalho foi desenvolvido seguindo os preceitos do estudo exploratório, partindo de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído de livros, artigos científicos e apostilas. A fim de ordenar e catalogar as informações encontradas nas fontes, de forma que isso pudesse fornecer as respostas para a questão da pesquisa e atender aos objetivos. Foi possível concluir que é tecnicamente viável implantar uma piscicultura aos moldes do sisteminha, só que de forma adaptada à nova realidade, com algumas ressalvas de que como o modelo agora seria de forma comercial.

Biografia do Autor

Marley Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Goiás. E-mail: oliveiramarley615@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0006-4025-7881

Josélia Batista Dias de Souza, Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental, Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB). Administradora, Servidora Municipal (âmbito do SUS). Atuou como Docente Substituta na Universidade Estadual de Goiás na área de administração. E-mail: joseliabd@gmail.com - Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3976-7343   

Manoel Soares de Aragão, Universidade Estadual de Goiás

Docente Titular e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção - PY e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Campos Belos-GO, Brasil. Orcid: 0009-0005-8733-9211, e e-mail: aragao132015@gmail.com

Referências

ABRUNHOSA, Fernando. Técnico em Aquicultura - Piscicultura. Instituto Federal De Educação, Ciências e Tecnologia, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. 9-113, Rede E -Tec. Brasil, 2011.

ANDRADE, José; NUNES, Marcelo; GEDANKEN, Valéria. Piscicultura: fundamentos Da Produção De Peixes. Senar, número 195, p.5-63, SENAR, 2017.

ARAÚJO, Vitor Emanuel Ferreira Melo de, et al. Sisteminha da Embrapa: conceitos e experiências de sua implementação. In: VII Congresso Nacional de Educação, Anais...2021.

EMBRAPA MEIO-NORTE. Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Sistema Integrado Alternativo para Produção de Alimentos: Agricultura Familiar. Teresina/PI, 2013.

FARIA, Regina Helena Sant’Ana de; MORAIS, Marister. Manual de criação de peixes em viveiros. Brasília: CODEVASF, 2013, 132p.

GOMES, João Flávio Bomfim; TOLEDO, Marcos Miranda; BOMFIM GOMES, Renata da Silva. O “Sisteminha Embrapa” e a rentabilidade, resiliência e sustentabilidade de agroecossistemas familiares: estudo de caso no território da cidadania dos cocais, estado do Maranhão. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 35, n. 3, p. 405-425, set./dez. 2018.

GUILHERME, Luiz Carlos; SOBREIRA, Robério dos Santos; OLIVEIRA, Valdemir Queiroz de. Sisteminha Embrapa - UFU – FAPEMIG: Sistema Integrado de Produção de Alimentos - Módulo 1: tanque de peixes. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2019.

KIMPARA, Janaina Mitsue; GUILHERME, Luís Carlos; NEVES, Pedro Pereira. Relatório De Avaliação Dos Impactos Das Soluções Tecnológicas Geradas Pela Embrapa. Teresina: Embrapa Meio-Norte, Março, 2015.

LOPES, Jackelline. Técnico em agropecuária: piscicultura. Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte, p. 9-79, Rede E-Tec Brasil, 2012.

MARTINS, Antônio Castilho. Como montar um negócio para criação de peixes. Ideias de Negócios. SEBRAE, 2020.

NUNES, Marcelo; GEDANKEN, Valéria; Piscicultura: manejo da água. Senar, número 262, p. 4-50, SENAR, 2019.

REDE BRASILEIRA DE SOBERANIA E SAN, 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 2022. Disponível em:
. Acesso em 20/08/2022.

SISTEMINHA EMBRAPA, Tanque; 16 abril de 2021. Disponível em:
.Acesso em: 20/11/2022.

SNATURAL AMBIENTE. Técnicas de Produção de Peixe e Renovação de Água, 2022. Disponível em: . Acesso em: 20/11/2022.
Publicado
2024-07-15
Seção
ARTIGOS