PDF A inteligência emocional e a importância da compreensão das emoções para as educadoras no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar
Resumo
A inteligência emocional corresponde à capacidade de um indivíduo reconhecer os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções em si e nos relacionamentos que estabelece. É nos primeiros anos de vida que surge a primeira oportunidade para dar forma à inteligência emocional. Baseado numa metodologia qualitativa, este estudo teve como principal objetivo referir a importância da inteligência emocional para o desenvolvimento das crianças, procurando responder à seguinte questão de pesquisa: qual a perspetiva das educadoras de infância sobre a importância da compreensão das emoções para o desenvolvimento da criança? Para isso, realizaram-se duas entrevistas semiestruturadas, a duas educadoras de uma IPSS (Instituição Privada de Solidariedade Social) localizada na cidade de Guimarães, no norte de Portugal. Da análise das entrevistas, identificaram-se as seguintes categorias: autoconhecimento; autorregulação; motivação; empatia; capacidade de gestão de relacionamentos (habilidades sociais), aprendizagem e afetividade. É inegável que as emoções fazem parte da evolução do ser humano e que influenciam a aprendizagem. Neste sentido, parece de extrema importância que, cada vez mais, se reflita na forma como as crianças estão a ser preparadas para o futuro. A educação emocional não deve ser deixada ao acaso. Centralizar as aprendizagens das crianças nas áreas ditas académicas, não garante prosperidade e sucesso na vida. E num tempo que vai ficar marcado por uma pandemia que nos obriga a reduzir a socialização, mais sentido faz promover o desenvolvimento da inteligência emocional.
DOI 10.5281/zenodo.6366064