PDF A inteligência emocional e a importância da compreensão das emoções para as educadoras no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar

  • Cristina Castro Rocha Instituto de Estudos Superiores de Fafe; CIDI-IESF
  • Susana Oliveira Sá Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF).
Palavras-chave: Inteligência emocional; Pré-escolar; Desenvolvimento das crianças; Emoções.

Resumo

A inteligência emocional corresponde à capacidade de um indivíduo reconhecer os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções em si e nos relacionamentos que estabelece. É nos primeiros anos de vida que surge a primeira oportunidade para dar forma à inteligência emocional. Baseado numa metodologia qualitativa, este estudo teve como principal objetivo referir a importância da inteligência emocional para o desenvolvimento das crianças, procurando responder à seguinte questão de pesquisa: qual a perspetiva das educadoras de infância sobre a importância da compreensão das emoções para o desenvolvimento da criança? Para isso, realizaram-se duas entrevistas semiestruturadas, a duas educadoras de uma IPSS (Instituição Privada de Solidariedade Social) localizada na cidade de Guimarães, no norte de Portugal. Da análise das entrevistas, identificaram-se as seguintes categorias: autoconhecimento; autorregulação; motivação; empatia; capacidade de gestão de relacionamentos (habilidades sociais), aprendizagem e afetividade. É inegável que as emoções fazem parte da evolução do ser humano e que influenciam a aprendizagem. Neste sentido, parece de extrema importância que, cada vez mais, se reflita na forma como as crianças estão a ser preparadas para o futuro. A educação emocional não deve ser deixada ao acaso. Centralizar as aprendizagens das crianças nas áreas ditas académicas, não garante prosperidade e sucesso na vida. E num tempo que vai ficar marcado por uma pandemia que nos obriga a reduzir a socialização, mais sentido faz promover o desenvolvimento da inteligência emocional.

 

DOI  10.5281/zenodo.6366064

Biografia do Autor

Cristina Castro Rocha, Instituto de Estudos Superiores de Fafe; CIDI-IESF

Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Instituto de Estudos Superiores de Fafe; CIDI-IESF; Investigadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI) - IESF – Portugal. Email: vimacris@hotmail.com

 

Susana Oliveira Sá, Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF).

Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Curricular, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Minho. Licenciada em Ensino de Física e Química pela Universidade do Minho. Professora Adjunta no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF). Investigadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI) - IESF – Portugal. Investigadora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Avaliadora externa do IGEC- Inspeção Geral do Ensino e Ciência, Perita da equipa de verificação EQAVET, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1339-5745. Email: susana.sa@iesfafe.pt

 

Publicado
2022-02-17