Lendas: um resgate cultural das lendas amazônicas na comunidade escolar Almirante Ernesto de Mello Baptista

  • Shirly de Souza Rodrigues Universidad Del Sol-UNADES
  • Enrique López Universidad Del Sol-UNADES
Palavras-chave: Lendas 1. Língua Portuguesa 2. Oralidade 3.

Resumo

Resumo: Este projeto ”Lendas: um resgate cultural das lendas amazônicas na comunidade escolar Almirante Ernesto de Mello Baptista” contribuiu para o resgate de lendas Amazônicas no cenário educacional através da coleta de informações orais junto à comunidade escolar e ajudou a melhorar o desenvolvimento da escrita padrão e da oralidade, culminando em uma produção textual coesa e coerente, além de outros segmentos inerentes ao ensino da Língua Portuguesa.O objetivo geral da pesquisa foi contribuir para o resgate de lendas Amazônicas no cenário educacional através da coleta de informações orais junto à comunidade escolar. A pesquisa foi realizada na escola Almirante Ernesto de Mello Baptista com os alunos das turmas  de 6° ao 9° ano. O método utilizado foi a pesquisa de campo e os dados coletados tiveram uma abordagem qualitativa. Diante do resultado da pesquisa e engajamento dos estudantes durante a coleta das entrevistas, observou-se a contribuição do aprendizado para o resgate da identidade cultural, tendo em vista que houve uma dinamicidade acerca do tema “lendário amazônico” e interação com toda a comunidade escolar. O resultado deste engajamento culminou em um Portfólio com coletânea de lendas da região Norte e histórias fantasmagóricas contadas por nossos estudantes. Esse projeto deu vida ao imaginário local, transformou a oralidade em produções textuais escritas e, posteriormente, em livretos digitais, uma vez que não podemos nos distanciar dos recursos tecnológicos, pois estamos em um mundo conectado.

Biografia do Autor

Shirly de Souza Rodrigues, Universidad Del Sol-UNADES

Mestranda em Ciência da Educação da Universidad Del Sol-UNADES. E-mail: enfshirlysr@gmail.com

Enrique López, Universidad Del Sol-UNADES

Professor Doutor, orientador mestrado em Ciência da Educação Universidad Del Sol-UNADES. E-mail: kikelopez140762@gmail.com

Referências

BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico – etimológico da mitologia grega. Volume I e II. Petrópolis, Vozes. RJ 2000

BASTOS, Clecia Rosas Brito et al. As brincadeiras como práticas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições à luz da teoria de Piaget e Vygotsky. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 41, n. 1, p. 462-485, 2023.

DE PAULA, Letícia; ANDRADE, Silva. Metodologia da História Oral: Desafios e possibilidades de uma prática contra hegemônica. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 46, n. 1, p. 147-164, 2024.

DO CARMO, Walkiria Batista. Competências Socioemocionais na Escola: Incertezas e Desafios. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 36-48, 2023.

GIL, Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 6° edição. São Paulo, Atlas, 2017.

GOMES, Marlene . As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus, 2008.

MANZKE, Sabrina Marques; GONZALES, Beliza; JESUS, Thiago de Amorim Silva. Folclore de Margem: um olhar sobre as manifestações populares do Rio Grande do Sul e sua (in) visibilidade. Revista da FUNDARTE, v. 36, n. 36, p. p. 165-187, 2018.

PIRES, A. S.; BATALHA, C. A. ; SOUZA, J. B. A arte de contar histórias a partir dos mitos e lendas da Comunidade Toledo Pizza em Parintins-Am. Revista Eletrônica Mutações, v. 7, n. 13, p. 041-057, 2016.

RONDELLI, Beth. O narrado e o vivido: o processo comunicativo das narrativas orais entre pescadores do Maranhão. Rio de Janeiro: FUNARTE/IBAC, Coordenação de Folclore e Cultura Popular, 1993.

SAGÁRIO, Maria Cristina; MENDES, Ivanise Nazaré. A influência das lendas e mitos para a cultura atual e a educação. Revista Científica Multidisciplinar O Saber. ISSN : 2675-9128. São Paulo-SP.2023.

SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023.

SILVA, Sebastião Janderson Torres da .Cultura e educação da criança ribeirinha: estudo na comunidade Santo Antônio do rio Tracajá – Parintins/AM. Manaus/AM, 2018.

SOARES, Maria de Nazaré Mello e Silva. As Maravilhosas Lendas Amazônicas e outros contos/versão. Belém: Amazônia, 2012.
Publicado
2024-03-13
Seção
AUTORES ESTRANGEIROS