A construção de alianças entre a escola e a família para a inclusão dos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

  • Luciana Maria Rinaldi UNADES- Universidade Del Sol-Paraguay-PY.
  • Alba María Mendoza Cantero UNADES- Universidade Del Sol-Paraguay-PY.
Palavras-chave: TDAH. Família. Inclusão. Alunos. Escola.

Resumo

Resumo: Este artigo procura apresentar como objetivo: analisar a construção da aliança entre os pais, mães, cuidadores e responsáveis e a escola na inclusão dos alunos com TDAH. A pesquisa procura compartilhar uma visão conjunta do que se entende por construir uma relação colaborativa com as famílias dos alunos que apresentam o Transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH). Foi desenvolvido um estudo qualitativo, descritivo exploratório e bibliográfico com o propósito de esclarecer sobre o TDAH para profissionais da educação, famílias a fim de amenizar as angústias que cercam os alunos e os aspectos que dificultam sua aprendizagem. O problema do estudo compreendeu: Existe uma construção de um elo entre os pais, mães, cuidadores e responsáveis e a escola visando a inclusão dos alunos com TDAH? O estudo parte do interesse em destacar a importância de haver uma relação fluida, que seja positiva envolvendo as famílias e a escola em relação aos alunos com TDAH. Desta forma, o problema do estudo reside no seguinte questionamento: como deve ser estabelecida a aliança entre a família e a escola visando a aprendizagem dos alunos com TDAH? Conclui-se que os meninos e meninas que sofrem do TDAH, pelas qualidades que possuem, conseguem desempenhar suas tarefas em todas as áreas através de tratamento e apoio especializado que permita uma integração respeitando a sua diversidade com a aceitação e responsabilidade da família e de toda comunidade educativa e toda sociedade. O resultado do estudo apontou que a escola ao preparar a família das crianças com TDAH tem somado para melhorar as relações familiares, mas também favorece a qualidade de vida dos filhos para saberem se comportar nas diferentes áreas da sua vida e alcançarem a socialização, a aceitação e inclusão. Da mesma forma, o vínculo familiar é considerado um importante fator para o desenvolvimento cognitivo e emocional, percebendo a relação com a escola de forma mais positiva.

 

Palavras-chave: TDAH. Família. Inclusão. Alunos. Escola.

Biografia do Autor

Luciana Maria Rinaldi, UNADES- Universidade Del Sol-Paraguay-PY.

Graduação: Pedagogia- Licenciatura PLena. UNIRV-Universidade de Rio Verde- Estado de Goiás. Pós-graduação: Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental-Faculdade Almeida Rodrigues - Rio Verde-Goiás. Mestranda em Ciências da Educação -UNADES- Universidade Del Sol-Paraguay-PY.

Alba María Mendoza Cantero, UNADES- Universidade Del Sol-Paraguay-PY.

Doctora en Ciencias de la Educación. Professora Mestrado em Ciências da Educação -UNADES- Universidade Del Sol-Paraguay-PY. E-mail: albamariamendozac@gmail.com

 

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Publicado
2024-03-13
Seção
AUTORES ESTRANGEIROS