PDF A Importância da Sesta no Pré-Escolar: A perceção de uma educadora

  • Sara Carvalho Instituto de Estudos Superiores de Fafe; CIDI-IESF
  • Dulce Noronha-Sousa Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI) - IESF – Portugal.
  • Susana Oliveira e Sá o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF)
Palavras-chave: Sesta; Pré-Escolar; Desenvolvimento e Aprendizagem.

Resumo

Com a realização deste trabalho pretende-se aprofundar a compreensão da importância que a sesta pode ter no desenvolvimento da criança, conhecendo a opinião de uma profissional que desenvolve a sua atividade profissional neste contexto. Trata-se de um estudo que envolve abordagens interpretativas e naturalísticas sobre o tema, o que significa que terá uma abordagem de natureza qualitativa. Sendo assim, os instrumentos utilizados serão a entrevista semiestruturada e uma grelha de observação. Neste estudo, a amostra utilizada é uma educadora e as crianças da sua sala. Os meninos têm idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos e são na sua totalidade dezanove. Todos os membros da amostra pertencem a uma instituição privada do norte do país. O sono é um elemento imprescindível para um saudável desenvolvimento quer físico, quer mental, quer até mesmo intelectual. Em idade de pré-escolar este assume um papel decisivo, influenciando a maturação do cérebro. Embora a amostra seja reduzida, os resultados deste estudo destacaram a importância que o momento da sesta traz para o desenvolvimento e carácter das crianças. Além disso, o que está implicado no momento, como é o caso das rotinas, traz benefícios e também ajuda no desenvolvimento de várias competências.  

 

DOI  10.5281/zenodo.6366049

Biografia do Autor

Sara Carvalho, Instituto de Estudos Superiores de Fafe; CIDI-IESF

Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Instituto de Estudos Superiores de Fafe; CIDI-IESF; Investigadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI) - IESF – Portugal. Email: carvalho1998sara@hotmail.com

Dulce Noronha-Sousa, Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI) - IESF – Portugal.

Bacharel em Educação de Infância, Licenciada em Supervisão Educativa, Mestrado e Doutoramento em Educação especialização Tecnológica Educativa. Docência na formação de professores entre 1986- 2021. Membro de conselho científico. Diretora da ESEF, Presidente do IESF entre 1994-2018. Investigadora do CEPESE e do CIDI. Cordenadora do Mestrado em Educação: Creche.CEO do IESF Lda. 2018-2021. Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8153-5124. Email: dulcenoronha@iesfafe.pt

Susana Oliveira e Sá, o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF)

Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Curricular, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Minho. Licenciada em Ensino de Física e Química pela Universidade do Minho. Professora Adjunta no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF). Investigadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI) - IESF – Portugal. Investigadora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Avaliadora externa do IGEC- Inspeção Geral do Ensino e Ciência, Perita da equipa de verificação EQAVET, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1339-5745. Email: susana.sa@iesfafe.pt

 

Publicado
2022-02-18