A IMPORTÂNCIA DO USO DAS FERRAMENTAS DE QUALIDADE APLICADAS À PERDAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DIAGRAMA DE ISHIKAWA E MATRIZ GUT

Palavras-chave: qualidade; processo; ferramentas; produção.

Resumo

O processo de produção de uma organização tem a capacidade de definir o rumo e a sobrevivência da mesma. É de extrema necessidade que nesse setor exista a administração correta dos insumos, da mão de obra humana e dos recursos financeiros, considerando que para sua eficiência completa se faz necessário controlar as perdas, que por sua vez são intrínsecas ao processo produtivo. O Processo de controle de produção deve ser realizado com maior rigor para que haja a garantia da qualidade dos produtos e serviços, para isso contar com ferramentas de qualidade é o ponto de partida para que as empresas atinjam maior otimização de custos, clientes satisfeitos e possua informações necessárias para a tomada de decisões estratégicas. O presente artigo foi elaborado com o fundamento de apresentar a importância das ferramentas da qualidade, em específico, diagrama de Ishikawa e Matriz Gut, aplicadas à cenários de perdas no processo de produção, a fim discorrer a respeito da sua eficácia e aplicabilidade por meio da análise de casos.

Biografia do Autor

Eber Lopes Mendes, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégias Empresariais (2023); MBA em Gestão de Petróleo e Gás (2010); Pós-graduação em Controladoria e finanças (2006); Graduação em Administração pela Universidade FUMEC (2004). Atualmente docente do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.

Jose Leonardo Rodrigues, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Unihorizontes, Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA e graduação em Administração pela Unifasar. Professor efetivo do IFMG Campus São João Evangelista. Atuações como professor substituto no Campus Carmo de Minas do IFSULDEMINAS, Professor nos cursos de Administração, engenharias, Pedagogia e Educação Física pela Unifasar. Tutor da Grow Up Consultoria Júnior da Unifasar. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa CEP 8122. Avaliador Ad Hoc do PaeX/UEMG. Professor parecerista da revista multidisciplinar Multices (B4) ISSN 2317-0379 do Centro de Ensino Superior de Ensino de Conselheiro Lafaiete/MG. Atuação em pós-graduação na Faculdade Machado Sobrinho de Juiz de Fora. Atuação como tutor no curso de Administração Pública da NEAD/UFSJ e CAED/UFOP. Atuação como colaborador externo no CAED/UFJF. Professor nos cursos técnicos municipais da cidade de Conselheiro Lafaiete. Experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação, Redes Sociais, Planejamento e Organização, Administração de Serviços, Gerenciamento de Projetos e Serviços, Técnicas Modernas de Gestão Educação à Distância e Análise Qualitativa de Projetos de Pesquisa.

Referências

ABREU, Renato Araújo. Perdas no processo produtivo. cep, v. 20035, p. 200, 2002.
ASSIS, R. D.; ANDRADE, K. A.; SILVA, M. M. P. Mapeamento de processos como fator de melhoria da qualidade em organizações: Estudo de caso em uma organização pública do estado de Roraima. In: SEGet: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, XII, 28 a 30 de outubro, 2015, Resende, RJ. Artigo. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: .
ARAUJO, R. A. Perdas no Processo Produtivo. Rio de Janeiro, 2002.
BAPTISTA, G. F. V. et al. Aplicação do Diagrama de Ishikawa na Gestão de Estoque: umestudo no ramo do varejo pet. Revista Produção em Destaque, Bebedouro, SP, v. 3, n. 1, p. 61-76, 2019. ISSN 2675-1801. Disponível em: http://www.unifafibe.com.br/revistaproducaoemdestaque. Acesso em: [16/06/2023].
COSTA, J. C. L. Gestão da Qualidade: Decisão ou Constrangimento Estratégico. Lisboa, 2014.
CORREA, F. R. Gestão da qualidade. Volume Único. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2019.
CORREIA, Luís Cláudio da Conceição; MÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento; MEDEIROS, Denise Dumke de. Modelo de diagnóstico e implementação de um sistema de gestão da qualidade: estudo de um caso. Production, v. 16, p. 111-125, 2006.
COUTINHO, Luciano. et Ferraz. Estudo da competitividade da indústria brasileira, v. 2, 2002.
ENGELHARDT, FREDRIK. Improving Systems by Combining Axiomatic Design, Quality Control Tools and Designed Experiments. JF - Research in Engineering Design. Springer London. 2000.
FONSECA, A. V.; MIYAKE, Dario Ikuo. Uma análise sobre o Ciclo PDCA como um método para solução de problemas da qualidade. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, p. 1-9, 2006.
GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Paulo JP. A evolução do conceito de qualidade: dos bens manufacturados aos serviços de informação. Cadernos Bad, v. 2004, n. 2, p. 6-18, 2004.
HORNGREN, Charles T.; FOSTER, George; DATAR, Srikant M. Contabilidad de costos un enfoque gerencial. Pearson educación, 2007.
LEONE, George SG. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, v. 2, 2000.
LOPES, Janice Correia da Costa. Gestão da qualidade. 2014. Tese de Doutorado.
LUCINDA, Marco Antônio. Qualidade-Fundamentos e Práticas. Brasport, 2010.
LUSTOSA, Leonardo; MESQUITA, Marco A.; OLIVEIRA, Rodrigo J. Planejamento e controle da produção. Elsevier Brasil, 2008.
MACHADO, Simone Silva. Gestão da qualidade. 2012.
MAGALHÃES, M. J. As 7 Ferramentas da Qualidade. Disponível em: https://siseb.sp.got.br/args/9%20-%207_ferramentas_qualidade.pdf. Acesso em: 16/06/2023.
MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar; LEUSIN, Sérgio. Gestão da qualidade - Gestão empresarial (FGV Management) – 10 ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 204 p
MARTINS, Valéria dos Santos Gouveia; LOTTI, Luciane Politi. Guia para implantação da norma NBR ISO 9001: 2000 em bibliotecas. en línia]. En: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (13è: 2004: Natal, Brasil). XIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias: SNBU2004.< http://www. bczm. ufrn. br/snbu2004/index. html>.[Consulta: 3 agost 2005], 2004.
NOVASKI, V. et al. Aplicação de Matriz GUT e Gráfico de Pareto para Priorização de Perdas no Processo Produtivo de uma Panificadora. International Journal of Development Research Vol. 10, Issue, 11, pp. 42203-42207, Novembro, 2020. Paraná, 2020.
OLIVEIRA, L. G. et al. Gestão de Perdas em uma Empresa do Ramo Varejista. Revista Paramétrica, Vol. 12, 2020.
OLIVEIRA, Otávio J. Gestão da qualidade: tópicos avançados. Cengage Learning, 2020b.
SANTOS, Maribel Yasmina; RAMOS, Isabel. Business Intelligence: tecnologias da informação na gestão de conhecimento. FCA-Editora de Informática, Lda, 2006.
SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, v. 29, p. 216-226, 2009.
SILVA, Tayne Irene; DELGADO, Maria Betânia Darcie Pessoa. A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA A MELHORIA CONTÍNUA NA PREVENÇÃO DE PERDAS NO PROCESSO PRODUTIVO: Um estudo de caso em uma indústria alimentícia. In: Congresso de Tecnologia-Fatec Mococa. 2022.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2003.
Publicado
2024-03-13
Seção
ARTIGOS