RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM SUSPEITA DE TDAH

  • Hedilaine Campos Araújo Faculdade Unica de Ipatinga
  • William Júnio do Carmo Instituto Federal do Triângulos Mineiro- IFTM
Palavras-chave: Diagnóstico. TDAH. Educação Infantil. Paracatu\MG.

Resumo

Em 2021, as taxas de diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), estavam variando de 5% a 10% das crianças em idade escolar. Já em novembro de 2022, o Ministério da Saúde aprovou um protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesse contexto, se torna necessário a intervenção com em alunos da educação infantil com suspeita de TDAH, como abordagem fundamental para ajudar a entender e lidar com esse problema que afeta um número significativo de crianças em idade escolar. Dessa forma, o objetivo desse projeto foi de aplicar um dignostico nas crianças de uma escola de educação infantil com suspeita de TDAH na cidade de Paracatu\MG. O local de intervenção foi realizado por iniciativa de uma proposta de estágio curricular Obrigatório I na Educação Infantil, sendo realizado em uma escola que oferta a educação Infantil, localizada na cidade de Paracatu\MG, com 15 alunos em média de 3 anos, envolvendo profissionais da saúde, um psicólogo, um terapeuta e um psiquiatra e dois professores que após um treinamento, participarão ativamente das atividades de intervenção. O resultados alcançados permitiram a identificação precoce do TDAH nessas crianças, resultando em melhorias no seu desempenho escolar e bem-estar emocional.

Biografia do Autor

William Júnio do Carmo, Instituto Federal do Triângulos Mineiro- IFTM

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Paracatu. Licenciado em Pedagogia pelo Instituto COTEMAR.E-mail:  Williamjunio@iftm.edu.br

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Publicado
2024-07-15
Seção
ARTIGOS