AC A violência contra a mulher no cotidiano da prostituição em “Le Notti Di Cabiria”, de Federico Fellini

  • Margareth Vetis Zaganelli Universidade Federal do Espírito Santo- UFES
  • Maria Claudia Crespo Brauner Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Douglas Luis Binda Filho Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Mateus Miguel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Palavras-chave: Le notti di Cabiria. Direito e cinema. Sexualidade e sociedade. Prostituição feminina. Estigma e subalternidade social.

Resumo

O presente artigo recorre as premissas constitutivas da intersecção entre direito e cinema para promover uma análise da obra cinematográfica “Le notti di Cabiria” (1957), dirigida por Federico Fellini. A trama narra a história de Cabiria, uma prostituta que vive na cidade de Roma e enfrenta as diversas violências do cotidiano da prostituição, sejam elas físicas, psicológicas, patrimoniais ou sexuais. A pesquisa de natureza exploratória tem por objetivo principal delimitar e conceituar, por intermédio de revisão bibliográfica, documental e da própria narrativa imagética, em que medida o desenvolvimento da sexualidade na sociedade contribui para a produção do estigma à prostituição. Com efeito, é possível compreender o estigma da prostituição e a subalternização das mulheres prostitutas como uma construção sociocultural repressiva que visa o controle e marginalização de todas pessoas e condutas consideradas como desviantes e indesejadas.

 

DOI 10.5281/zenodo.6365976

 

Biografia do Autor

Margareth Vetis Zaganelli, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

[1] Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Estágios de Pós-doutorado na Università degli Studi di Milano-Bicocca (UNIMIB) e na Alma Master Studiorum Università de Bologna (UNIBO). Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do "Direito & Ficção", grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares, em direito e arte (UFES). Professora colaboradora do Projeto Jean Monnet Module "Emerging 'moral' technologies and the ethical-legal challenges of new subjectivities" do Erasmus+ European Commission - cofinanciado pela União europeia (School of Law). Professora Visitante Mobilidade Docente Erasmus+ na Università Degli Studi Di Milano-Bicocca - UNIMIB. Membro da Società Italiana di Diritto e Letteratura - SIDL. Membro da KINETÈS - Arte. Cultura. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8405-1838. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3009983939185029. E-mail: mvetis@terra.com.br.

 

Maria Claudia Crespo Brauner, Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Direito pela Université de Rennes I - França (1992); Pós-Doutorado na Universidade de Montreal 1 - Canadá (2004). Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - RS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da FURG. É membro do Réseau Universitaire International de Bioéthique (RUIB) criado na França; pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Professora convidada da Université de Toulouse - França; Université de Rennes1 - França; Université de Montreal1 - Canadá; Université Libre de Bruxelles - Bélgica; Universidade de Kyoto - Japão; Université de Lausanne - Suiça. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1264-9811. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8721357665840871.

Douglas Luis Binda Filho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador do Cineclube Legal da Liga Universitária de Direito da UFES (LUDUFES). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0937-6605. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4083389566324005. E-mail: bindadouglas@gmail.com.

Mateus Miguel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bacharel no curso de Direito pelo Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória (IESFAVI). Membro do "Direito & Ficção", grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares em direito e arte pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6176-2402. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2502036335068023. E-mail: mateus.miguel624@gmail.com.

Publicado
2022-02-12