Aproveitamento da fertilidade e observação das condições químicas, fisicas e biológicas do solo no campo experimental da Universidade Estadual de Goiás -UEG, Campos Belos

Palavras-chave: Solo, Propriedades, Matéria orgânica, Aproveitamento da Fertilidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender as características do solo, seus componentes e nutrientes, suas constantes modificações, e o aproveitamento de sua fertilidade a partir do cultivo de duas culturas, a saber: do milho crioulo e do feijão guandu no Campus da Universidade Estadual de Goiás, localizado no município de Campos Belos-GO, durante o último trimestre de 2019 e o início de 2020. Portanto, aplicou-se como métodos a pesquisa bibliográfica em materiais já existentes e a pesquisa experimental nesse local indicado. As principais conclusões obtidas foram que pelo processo de aproveitamento da matéria orgânica o solo pode ser manipulado e ter suas características iniciais restituídas, de modo a manifestar suas propriedades físicas, químicas e biológicas, o que consta como favorável para a agricultura, enfim, para o cultivo de culturas de interesse social e econômico. Com isso, pela experimentação realizada percebeu-se que o solo encontra-se em perfeitas condições de uso inclusive para a efetivação de consórcios entre culturas. Ao mesmo tempo identificou-se que esta aplicação do aproveitamento das condições ideais do solo demonstra a importância de que este seja cada vez mais preservado, uma vez que trata-se de um recurso natural, indispensável para a manutenção da vida no Planeta Terra, ao mesmo tempo em que as interações que neste ocorrem oferecem possibilidades para o surgimento e o desenvolvimento dos seres vivos, entre eles os animais, os microorganismos e as plantas. No entanto, a exploração inadequada do solo pode levar à alteração de sua forma e composição, bem como à perda de sua capacidade de gerar novas vidas.

Biografia do Autor

Joaquim Ferro Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Goiás. E-mail: jferropinheiro2018@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0009-0000-9446-9675

Josélia Batista Dias de Souza, Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental, Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB). Administradora, Servidora Municipal e Docente Substituta na Universidade Estadual de Goiás. E-mail: joseliabd@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3976-7343  

Referências

BEZDICEK, D. F.; PAPENDICK, R. I.; LAL, R. Introdução: importância da qualidade do solo para a saúde e manejo sustentável da terra. Métodos para avaliar a qualidade do solo, métodos forasses. Madison: Soil Science Society of America, 1996.


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 64/2010 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos1 a 6/94. Brasília: Senado Federal Subsecretaria de Edições Técnicas, 2010, 104 p.


CORTEZ, J. W., FURLANI, C. E. A., SILVA, R. P. Sistemas de adubação e consórcio de culturas intercalares e seus efeitos nas variáveis de colheita da cultura do milho. Eng. Agríc., Jaboticabal, v.29, n.2, p.277-287, 2009.


FARIAS, L. N. et al. Características morfológicas e produtivas de feijão guandu anão cultivado em solo compactado. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola Ambiental, v.17, n.5, p.497–503, 2013.


LOPES, A. S.; GUILHERME, L. R. G. Fertilidade do solo e produtividade agrícola. Viçosa: SBCS, 2007.


PRIMAVESI, A. M. Manejo ecológico do solo: Agricultura em regiões tropicais. COTIA-SP: Brasil Franchising, 2021.


PRIMAVESI, A. M. Manual do solo vivo: Solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. São Paulo: Expresão Popular, 2016.


RAIJ, B. V. Fertilidade do solo e manejo de nutrientes. Piracicaba: IPNI, 2011.


RIBEIRO, S. B. Atributos químicos, físicos e biológicos em sistemas de uso da terra em Marabá, no sudeste do Pará. 2021. 51fls. Tese de doutorado (Doutorado em Agronomia), Universidade Estadual de São Paulo, Jaboticabal, SP, Brasil, 2021.


SILVA, V. R. Sistemas de produção de sementes de milho crioulo no sudoeste paulista. 2021. 40fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica), Universidade Federal de São Carlos, Araras/SP, Brasil, 2021.


SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. Unidade 2 – a pesquisa científica. In.: Gerhardt, T. E.; Silveira, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009 (31-42).


STEFANOSKI, D. C. et al. Uso e manejo do solo e seus impactos sobre a qualidade física. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola Ambiental, v.17, n.12, 1301–1309, 2013.


TÚLLIO, L. Características dos solos e sua interação com as plantas. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019.
Publicado
2024-03-13
Seção
ARTIGOS