Identidade e ética profissional: atuação mediadora e interventiva em questões sociais da educação especial/ inclusiva

  • Mariza Xavier Coutinho Universidad Del SoL – UNADES
Palavras-chave: Atuação interventiva. Assistente Social. Educação especial/inclusiva, identidade profissional. Ética profissional

Resumo

Resumo: Este artigo destaca a importância da atuação interventiva e mediadora do profissional Assistente Social na educação especial/inclusiva. Ele ressalta a necessidade de o assistente social atuar com base em sua identidade e ética profissional, buscando produzir desejos harmônicos e combater preconceitos e conflitos. O texto discute a relação entre a ética profissional e a ética social, enfatizando a construção coletiva da consciência ética. Também aborda a importância da base normativa e ética da profissão de Serviço Social. Destaca-se o papel do assistente social na defesa dos princípios de equidade, justiça social e respeito à diversidade. O artigo enfatiza a necessidade de mediação e intervenção do assistente social na educação inclusiva, levando em consideração os princípios éticos e o Código de Ética da profissão. Destaca-se ainda a importância da atuação do assistente social na defesa dos processos de gestão democrática da escola e na luta pela democracia em uma sociedade desigual. No contexto da educação inclusiva, o assistente social desempenha um papel fundamental na garantia dos direitos e na promoção da equidade.

 

Palavras-chave: Atuação interventiva. Assistente Social.  Educação especial/inclusiva, identidade profissional. Ética profissional

 

Biografia do Autor

Mariza Xavier Coutinho, Universidad Del SoL – UNADES

Possui graduação (licenciatura) em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2002) e bacharelado em Serviço Social pela Universidade Paulista (2019). Atualmente é coordenadora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos semipresencial EJA-TEC no Centro de Educação de Jovens e Adultos Dom Bosco e intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras na Escola Estadual de Ensino Especial de Iporá - GO. Tem especialização em Educação de Surdos/Libras e em Psicopedagogia. Possui certificação pelo MEC em proficiência no uso e no ensino da Libras (Prolibras - nível superior). Bacharel em Serviço Social pela UNIP e Mestranda em Ciência da Educação pela Universidad Del SoL – UNADES. E-mail: mxavcoutinho@gmail.com

Referências

AMOROSO, Sônia Regina Basili. Inclusão do deficiente no ensino superior: uma perspectiva para a inclusão social. HUMANIDADES & TECNOLOGIA EM REVISTA (FINOM), ano XIII, vol. 15, Jan-Dez 2019. ISSN 1809-1628.
BATISTA JUNIOR, José Aparecido. Serviço Social em Equipe Multidisciplinar. São Paulo: Editora Sol, 2014.
BARROCO, Maria Lucia S. Fundamentos Éticos do Serviço Social. (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFEESS/ABEPSS, 2009.
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: . Acesso em: 26 de fevereiro de 2018.
BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado, Deficiência Mental. Brasília: SEESP/ SEED/MEC-2007. Conferência Mundial sobre Educação Para Todos- Jomtien, Tailândia, 1990.
______. Código de Ética do Assistente Social. Brasília – CFESS, 1993.
______. Constituição da Republica Federativa do Brasil, DF, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Lei Federal n. 9.394/96. LDBEN. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação. 1996.
______. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
______. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providencias.
______. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990.
______. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência. Disponível em: . Acesso em 20 de fevereiro de 2018.
______. Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993. Lei de regulamentação da profissão de assistente social. Dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. 1993a. Disponível em: . Acesso em: março de 2018.
______. Ministério da Educação. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria da Educação Especial, 2010.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil. Brasília, 14. set. 2001.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007Brasília: MEC/SEESP, 2008.
______. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Brasília, janeiro de 2008.
CARVALHO, M. C. B.; NETTO, J. P. Cotidiano: conhecimento e crítica. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Série 3 - Trabalho de Projeto Profissional nas Políticas Sociais, Brasília, 2012. Disponível em http://www.cfess.org.br/arquivos. Acesso em abril de 2018.
CORREIA, Paulo; SÁ, Susana. Liderança do Diretor Escolar e sua Relação com o Clima Organizacional. HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), v. 29, jan./mar. 2021. ISSN 1809-1628. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1525/1116. Acesso em: 20 de mai.2023.
COUTINHO, Mariza Xavier. Princípios gerais: o papel do serviço social na educação. DIREITO EM REVISTA, Paracatu, v. 8, jan./dez. 2023. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/DIR_REV/article/view/4027/2047. Acesso em: 08 de jun.2023.
COUTINHO, Mariza Xavier. Equipe Multiprofissional: A Importância do Assistente Social na Atuação Educacional. HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), v. 40, mai./jul. 2023. Disponível em: . Acesso em: 08 de julho de 2023.
DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . Acessos em 13 maio 2022
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. SP: Cortez, 2010.
FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Políticas de Inclusão: escola-gestão da aprendizagem na diversidade. In: ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUZA, Vanilton Camilo (orgs). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
GOMES. Adriana L. Limaverde. Atendimento educacional especializado - deficiência mental. (Org.).SEESP/SEEP/MEC. Brasília, 2007.
INEP/MEC. Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário vol. 2 / Editora-chefe: Marilia Costa Morosoni. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo. Trajetória e desafios. 2004. Disponível em http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-018-001.pdf. Acesso em 25 de abril de 2018.
______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
______. O Serviço Social na contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e ético-políticas. Fortaleza, CRESS –CE, Debate n. 6, 1997.
LEANDRO, Renata (Org.). Ética profissional. São Paulo. Editora Sol, 2013.
LOPES, Luciana Helena Mariano. Surgimento e Institucionalização no Brasil. São Paulo: Editora Sol, 2011.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar – O que e? Por que? Como fazer? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006b.
MOTA, Ana Elizabete (Org.). Serviço Social e saúde - formação e trabalho profissional. 3ª ed. São Paulo. Cortez, 2008.
NANIAS, Amarillis Tudella (Org.). Teoria Geral do Serviço Social. São Paulo. Editora Sol, 2014.
NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea In: Capacitação em Serviço Social. Mod. I. CFESS ABEPSS – CEAD, UNB, 1999.
______. A construção do projeto ético‑político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: CFESS/ABEPS; CEAD/UnB (Org.). Capacitação em serviço social e política social. Brasília: CEAD/UnB, 2000.
PONTES, R. N. Mediação e serviço social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
RAMINHO, Edney Gomes; GONÇALVES, Maria Célia da Silva; Infância e criança como construção social: cenários, avanços e prospectos. DIREITO EM REVISTA, v. 8, jan./dez. 2023. ISSN 2178-0390. DOI: 10.5281/zenodo.7968534.
RAMINHO, Edney Gomes; SÍVERES, Luiz. A educação pelo ensino e aprendizado da leitura à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. [05-22], jan-jul. 2023. ISSN 2318-4817. DOI: 10.5281/zenodo.7883969.
REIS, Helena Esser. Democracia e Direitos Humanos. Faculdade de Filosofia da UFG. 2007.
SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; GONÇALVES, Maria Célia da Silva. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. In: ALTUS CIÊNCIA. ISSN 2318-4817. vol. 17, jan./jul. 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7897607. Disponível em: . Acesso em: 05 de jun.2023.
SANTIAGO. Daniela Emilena. Serviço Social Interdisciplinar. São Paulo: Editora Sol, 2014.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. RJ: WVA. 1997.
SEDUCE. Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás 2016/2017.
SEVERINO, A. J. Subsídios para uma reflexão sobre novos caminhos da interdisciplinaridade. In: SÁ, J. M. de (Org.). Serviço Social e Interdisciplinaridade: Dos fundamentos filosóficos à prática interdisciplinar no Ensino, Pesquisa e Extensão. São Paulo: Cortez, 1995.
SILVA, Anny Francielle Teixeira; EVANGELISTA, Renata Alessandra; BUENO, Alexandre Assis. Os fatores do clima organizacional que afetam a satisfação dos trabalhadores do ensino superior público: uma revisão integrativa. Altus Ciência, João Pinheiro, v. 15, n. 15, p. 44-32, aug.-dez. 2022. ISSN 2318-4817. Disponível em: . Acesso em: 22 de jun.2023. DOI 10.5281/zenodo.702346. Acesso em: 06 de jun, 2023.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito constitucional Positivo. 33ª ed. São Paulo: Malheiros, 2010. p. 286.
SILVA, Carla (Org.). Políticas Sociais em Saúde, Educação e Habitação. São Paulo. Editora Sol, 2014.
SOUZA, Flávia Danieli de (Org.). Educação Inclusiva. São Paulo. Editora Sol, 2014.
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão - Um Guia para Educadores. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas em Educação Especial. Salamanca (Espanha), junho de 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em 20 de fevereiro de 2018.
Publicado
2023-07-07
Seção
ARTIGOS